TECNOLOGIA

Sistema de computador irá unificar a rede de educação da capital

Novas funcionalidades do programa facilitará o gerenciamento das escolas públicas

(Foto: Ofélio Falcão/Agência São Luís)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), realizou nesta quarta-feira (24), reunião com a equipe da Semed para apresentar as novas funcionalidades do Sistema para Administração e Controle Escolar, software para o gerenciamento de escolas públicas, que tem o objetivo de unificar a rede de educação e auxiliar na gestão educacional. Com as mudanças, o sistema atenderá, também, as demandas da Coordenação de Recursos Humanos da Semed, permitindo que as escolas façam o acompanhamento da frequência dos funcionários via sistema.

O sistema é mais uma ação implementada por meio do Programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo no ano passado, para proporcionar mais qualidade ao ensino e à melhoria dos indicadores educacionais do município. O sistema de acompanhamento escolar que está implantado na rede tem como objetivo modernizar e simplificar o trabalho administrativo e, dessa forma, contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico nas unidades escolares.

“O Sistema para Administração e Controle Escolar está modernizando o trabalho administrativo, contribuindo para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas. É um facilitador, integrando todas as escolas da rede com a secretaria. Todos os dados necessários para tomada de gestão estão unificados em um único sistema com acesso simplificado”, observou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Nesta etapa, o coordenador de suporte e implantação do CAEd, Douglas Bruno da Silva, destacou as informações sobre a ferramenta de aferição de ponto dos colaboradores vinculados às escolas dos municípios desenvolvido para ser acrescido no Sistema para Administração e Controle Escolar. “Apresentamos para equipe da Semed a nova funcionalidades de aferição que está em fase de teste no CAEd. Na próxima semana, a equipe de Estatística e Recursos Humanos da Semed receberá capacitação para utilizar a ferramenta. Também com ajuda desta função será possível que a secretaria acompanhe o lançamento dos pontos e de toda gestão que deve ser feita da atividade laboral do colaborador vinculado às escolas de São Luís”, disse Douglas Bruno da Silva.

Segundo o coordenador da Estatística e do Sistema para Administração e Controle Escolar da Semed, Thyago de Oliveira Moraes, o sistema já possibilita um ganho de produtividade no trabalho administrativo nas escolas e esse avanço reflete no pedagógico porque as possibilidades mais concretas de acompanhamento da vida escolar do estudante vão estar organizadas e prontas para serem utilizadas da melhor forma possível para a melhoria da educação dos estudantes. “Vai permitir identificar de forma ágil qual a situação real de cada escola dentro da Prefeitura de São Luís”, disse Thyago Moraes.

A coordenadora de Recurso Humanos, Iracema de Maria da Cunha Oliveira, destacou a importância da nova ferramenta do Sistema para Administração e Controle Escolar que ajudará, significativamente, o trabalho do RH. “A informatização de todos os dados das escolas e da secretaria marca um momento histórico da Educação de São Luís. Sendo assim, haverá mais agilidade do que antes, pois ao abrir o sistema, teremos, instantaneamente, as informações disponíveis e atualizadas para a consulta, o que vai dar mais dinamismo e praticidade no trabalho administrativo. Um avanço para a educação”, concluiu.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS