CIDADES

Prefeitura de São Luís divulga Ecoponto no bairro São Raimundo

Iniciativa integra a programação da Semana Lixo Zero, que tem como objetivo estimular atitudes mais conscientes sobre descarte de lixo

(Foto: Douglas Junior/Agência São Luís)

A Prefeitura de São Luís realizou, nesta sexta-feira (26), mais uma atividade da programação da Semana Lixo Zero. Desta vez a ação foi no bairro São Raimundo, onde foi inaugurado em setembro deste ano o 11º Ecoponto da cidade. Durante a ação, os moradores foram informados sobre como separar o lixo doméstico e como fazer a destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis, entulho de obras, móveis e eletrodomésticos fora de uso para o Ecoponto São Raimundo, evitando o descarte irregular nas ruas do bairro.

A Semana Lixo Zero está ocorrendo em diversas cidades brasileiras simultaneamente. Na capital, a Semana Lixo Zero é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Em São Luís a programação teve início segunda-feira (22) com o objetivo incentivar ações sustentáveis, conscientizar as pessoas sobre a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente.

Nesta sexta-feira (26), a programação foi concentrada no bairro São Raimundo. Durante toda a manhã o Cidadão Limpeza Cidade Beleza conversou com os moradores do bairro para incentivar o uso do Ecoponto e o manejo adequando do lixo domiciliar. Um carro de som circulou pelas ruas do bairro, informando para a comunidade sobre os horários de funcionamento do Ecoponto e os tipos de materiais devem ser entregues no local. O carro de som também informou os dias e horários da coleta domiciliar no São Raimundo para que os moradores possam fazer a disposição correra do lixo para recolhimento.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que esta conversa diretamente nas comunidades é fundamental para aproximar a população do serviço público de limpeza. “Quando nós vamos diretamente aos bairros, conhecemos a dinâmica da demanda de limpeza daquela localidade e, a partir disto, podemos dimensionar os serviços de limpeza de forma mais eficaz para garantir a prestação do serviço. Além disso, os moradores nos informam das suas dificuldades e nós podemos pensar em soluções conjuntas para manter o bairro limpo”, disse.

COMUNIDADE CONSCIENTE

Apesar de ter sido inaugurado há pouco mais de um mês, o Ecoponto São Raimundo já mudou os hábitos de muitos moradores do bairro em relação ao seu lixo doméstico. É o caso de José Assis Lima Silva que desde a inauguração do Ecoponto vai de porta em porta na vizinhança incentivar os demais moradores a fazerem a separação de tudo que pode ser reciclado para a entrega no equipamento. “Eu acho muito importante a gente ter um Ecoponto no bairro porque melhora a limpeza das nossas ruas Eu levo tudo que posso para o Ecoponto e converso com os vizinhos para que eles façam o mesmo porque quem ganha é a comunidade com o bairro mais limpo”, disse.

Marconny Lima também é morador do São Raimundo e mesmo antes da inauguração do equipamento no bairro já usava os Ecopontos de São Luís. “Eu já tenho o hábito de separar o lixo da minha casa. Antes eu entregava em outros Ecopontos. Agora facilitou porque tem um Ecoponto no bairro. Eu sempre me preocupei com essas questões porque sei que é importante para o meio ambiente”, afirmou.

SEMANA LIXO ZERO

A Semana Lixo Zero é uma oportunidade para se debater os problemas decorrentes do descarte irregular de lixo, assim como pensar em medidas que precisam ser tomadas para resolver estes problemas. “E é também uma oportunidade de propor à população que tome atitudes diárias para reduzir a geração de lixo. Pequenas atitudes como deixar de usar copos descartáveis já fazem uma diferença positiva para o meio ambiente”, afirma a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

SAIBA MAIS – COMO SER LIXO ZERO?

Ecobag: tenha sempre sacolas reutilizáveis consigo estando sempre preparado para uma eventual compra;

Canudo reutilizável: tenha sempre com você um canudo reutilizável;

Copo reutilizável: carregue sempre uma garrafa ou copo reutilizável. Se esquecer o seu, solicite um durável ao estabelecimento;

Guardanapo: leve o seu próprio guardanapo de pano;

Embalagens reutilizáveis: leve com você seus próprios recipientes para comprar comida e levar as sobras;

Talheres: leve o seu próprio kit de talheres ou peça opções duráveis no local;

Supermercado: opte sempre por refis, ao invés das embalagens. Uma vez que você possui a embalagem, pode comprar o refil para enchê-las. Além de proteger o meio ambiente, você economiza na hora da conta.

Pratique a coleta seletiva: São Luís tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento que recebem todos os resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Portanto, na sua casa, separe tudo o que pode ser reciclado e entregue em um dos Ecopontos. Com isso, você contribui para a proteção do meio ambiente, com a redução do descarte irregular de lixo nas ruas e a geração de emprego e renda para os catadores de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS