UNESCO

Parque dos Lençóis Maranhenses é candidato a Patrimônio Mundial Natural

Para receber o título de Patrimônio Mundial, o sítio precisa atender pelo menos a um dos critérios estabelecidos pela Unesco.

Foto: Reprodução

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses localizado em Barreirinhas, a 252 km de São Luís, é candidato a Patrimônio Mundial Natural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O governo brasileiro encaminhou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) os documentos da candidatura de forma eletrônica, que vão ser analisados durante uma reunião da organização. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, foi quem assinou o dossiê, que será enviado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) à sede da Unesco em Paris.

Para receber o título de Patrimônio Mundial, o sítio precisa atender pelo menos a um dos critérios estabelecidos pela Unesco. O parque dos Lençóis atende a três critérios, sendo eles a área de excepcional beleza natural, a conservação da biodiversidade e a variedade da fauna e da flora.

“DESERTO BRASILEIRO”

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses,  é considerado um dos destinos mais bonitos do País, composto por  centenas de quilômetros de dunas de areia branca pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes, apresentando inúmeros atrativos naturais. Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa da Esperança, são alguns dos circuitos preferidos de quem visita o Parque.

O título e consequentemente o reconhecimento internacional do Parque como Sítio do Patrimônio Mundial Natural se configura como um importante elemento para o desenvolvimento econômico, através do desenvolvimento do ecoturismo na região.

O PARQUE

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 02 de junho de 1981 pelo Decreto nº 86.060 de, é o maior campo de dunas da América do Sul e compreende uma área de 155 mil hectares. O Parque localizado no Maranhão abrange três municípios, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

O Parque é uma unidade de conservação federal, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias