Alerta de chuva forte no Maranhão
Após rápida chuva que caiu na capital, na manhã de ontem, houve colisões de veículos e semáforos desligados que deixaram o trânsito lento em algumas avenidas da cidade
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2018/02/2002-Geral-chuva-jeronimo.jpg)
Foto: Reprodução
Foi uma chuva rápida, a que caiu nas primeiras horas de terça-feira, mas o suficiente para deixar o trânsito de São Luís parado em várias partes da cidade. Colisões sem gravidades e apagões em alguns semáforos contribuíram para grandes congestionamentos em algumas avenidas da cidade.
Foram três colisões em um curto espaço de tempo. Na Avenida dos Franceses, nas proximidades do Terminal Rodoviário, um ônibus colidiu com um caminhonete. Na Avenida Guajajaras, um caminhão e um veículo Logan se envolveram em acidente e na Avenida Senador Vitorino Freire uma motocicleta colidiu com um ônibus. Em ambos os locais, o trânsito ficou parado. Os acidentes foram apenas danos materiais. Ainda pela manhã, alguns semáforos apresentaram defeitos em alguns pontos da cidade, como na região do Renascença, mas o tráfego foi logo controlado por agentes de trânsito.
Segundo informações do Climatempo há um alerta de chuva forte nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Bahia e Piauí até o fim da noite desta quarta-feira, 17. “Todas estas regiões ficam sujeitas a chuva forte e volumosa, com muitos raios e rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h. Há risco de alagamento nas cidades”, aponta o alerta.
Ainda segundo o órgão, a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai estimular a formação de nuvens muito carregadas sobre o sul do Maranhão. Pelo menos esta semana, os dias ensolados e secos darão lugar a muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns locais. Embora o Maranhão esteja no período seco, que perdura até meados de dezembro, a mudança no tempo começou a ser sentida no último domingo, com as pancadas de chuva verificadas na capital e no sul do Maranhão.
O que predomina nessa época é a massa de ar quente e seca atuante em grande parte do Brasil. No Nordeste, até o fim desta semana, há previsão de chuva forte e de muitas pancadas de chuva pelo centro, oeste e norte da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí.
De acordo com o Núcleo Geoambiental, existem vários núcleos de nuvens carregadas no Maranhão, especialmente no Sul do estado. A previsão para os próximos meses indica aumento da temperatura da superfície do mar sobre o Pacífico Equatorial havendo a previsão de ocorrência do fenômeno El Niño, embora ainda não seja possível estimar a intensidade. O El Niño-Oscilação Sul (ENOS) é caracterizado por anomalias, positivas (El Niño) ou negativas (La Niña), de temperatura da superfície do mar (TSM) sobre o Pacífico Equatorial, que devem ficar mais quentes que a normal até o final do ano.