SÃO LUÍS 407 ANOS

Saiba os significados dos vários nomes de São Luís: da Ilha Magnética à Jamaica Brasileira

Morar em uma ilha como São Luís é um privilégio para poucos. A cidade, que ao longo de sua história ganhou vários apelidos como Ilha Grande, Ilha do Amor, Ilha Rebelde, Ilha Magnética e outros, continua encantando quem conhece esta ilha que traz no seu DNA tantas outras ilhas

Foto: Reprodução

Ilha dos Poetas e dos Azulejos

Reprodução

Além de Ilha Rebelde, dos Amores, Magnética e Bela, São Luís também se tornou conhecida nacionalmente por Ilha dos Poetas, dos Azulejos e Jamaica Brasileira. Benedito Buzar explica que “Ilha dos Poetas, pela quantidade e qualidade de seus vates. Ou seja, por conta de seus profetas, vaticinadores, ou videntes.No artigo, Benedito Buzar lembra ainda a escritora Stela Leonard criou esta frase lapidar: “Quem deseja ser poeta, basta dormir uma noite em São Luís”.

O imortal também no texto lembrou o seu confrade Jomar Moraes em uma de suas magníficas crônicas sobre São Luís. Assim, segundo Buzar, Jomar Moraes se expressou: “Dizem que São Luís é uma cidade de poetas. Bairrismos à parte, a afirmativa procede, tantos são os poetas que tivemos e continuamos tendo. Ou melhor – que temos, já que os poetas não morrem. Encantam-se. Embora fazendo a necessária advertência de que há poetas, é perfeitamente correto assegurar que esta Cidade, entre seus altos e honrosos privilégios, inclui o de possuir muitos e importantes poetas”, escreveu Jomar Moraes.

Benedito Buzar cita ainda o poeta Bandeira Tribuzi. O poema Louvação a São Luís, em homenagem a São Luís, foi transformado em Hino da Cidade. Em versos, Tribuzi diz sobre a ilha: “Cercada de águas e sonhos, / de glória, de maresia/ a Ilha é circundada de Poesia”, atestou o poeta.

« Anterior Próxima »4 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias