MÃE D'ÁGUA

Praça D. Pedro II, primeira praça de São Luís, é restaurada e entregue

Com a entrega da Praça Dom Pedro II, a população poderá usufruir novamente de um importante espaço público que é Patrimônio Cultural maranhense e referência em São Luís

Fonte de Água na Praça D. Pedro II. (Foto: Raillen Martins)

Como parte do calendário de aniversário da cidade de São Luís, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de São Luís entregam, revitalizada e restaurada, a Praça Dom Pedro II, a primeira praça da cidade. A protagonista da praça, a escultura Mãe D’Água Amazônica, foi devolvida para seu lugar de origem.

Recuperação

Edivaldo Holanda Jr, Kátia Bogea e autoridades na entrega da praça. (Foto: Raillen Martins)

A obra contou com reparos na pavimentação em pedra portuguesa; os serviços de poda, remoção e plantio de espécimes vegetais; o refazimento de parte dos pisos cimentados e limpeza dos pisos; o acréscimo e a substituição de bancos e lixeiras; a reforma completa do chafariz, incluindo nova instalação de bombas, tubulações e iluminação são outros pontos relevantes da obra.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogea, o trabalho de manutenção e restauração no Centro de São luís ainda tem muito o que ser feito. “Nós temos que avançar com relação a questão da mobilidade do Centro, a mobilidade urbana. Temos que avançar com relação aos imóveis privados, então ainda tem muito trabalho pela frente. Mas o importante é que nós estamos fazendo e conseguimos, principalmente, em um momento difícil garantir esses recursos.”, revelou Kátia.

Fonte de Água na Praça D. Pedro II. (Foto: Raillen Martins)

O sub-prefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, falou com a equipe de O Imparcial sobre a importância da entrega da praça em um cartão postal de São Luís. “Uma importância fenomenal. Uma obra que é entregue pelo Iphan, em uma parceria com a prefeitura de São Luís. É um espaço que agrega muito, faz com que novos elementos sejam incorporados nesta Praça e fortalecendo o turismo, fortalecendo a imagem da cidade, fortalecendo a cidade como um todo em embelezamento”, comemorou Fábio.

Prefeito Edivaldo Holanda recebe carinho durante reinauguração. (Foto: Raillen Martins)

São Luís, 406 anos

Em clima dos 406 anos da capital maranhense, o prefeito Edivaldo Holanda Jr entregou, simbolicamente, o presente para os ludovicenses. “São Luís ganhando um belo presente, a praça Dom Pedro II, reformada, devolvida à população aqui na área do Centro Histórico, outras obras também estão acontecendo com participação do Iphan, execução do Iphan em parceria com a Prefeitura.”, disse o prefeito.

Edivaldo ainda comentou sobre outras obras na região central da cidade que conta com a execução e parceria do Iphan, “Obras importantes como o Complexo Deodoro, com previsão de entrega agora nesse segundo semestre. A Rua Grande também, ou seja, várias obras que estão acontecendo e resgatando o nosso Centro Histórico”, comemorou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias