PADROEIRO

Festejo de São José de Ribamar começa neste sábado, 1º

A romaria de encerramento do festejo traz um diferencial, pois é a única que ocorre com a imagem principal do padroeiro

Foto: Honório Moreira/ O Imparcial

O mês de setembro inteiro será de reverência a São José de Ribamar. O tradicional festejo na Cidade-Santuário, distante 30 quilômetros de São Luís, tem início neste sábado, 1º, e segue até o dia 30. A festa dedicada ao padroeiro do Maranhão é das maiores do estado e recebe romeiros de várias partes do Brasil.

De acordo com o padre Cláudio Roberto, reitor do santuário, essa novidade atende ao clamor dos devotos e romeiros. “Eles vêm de longe e, acolhendo as romarias que se multiplicam sempre mais, São José ganha mais tempo, mais espaço, sua festa se expande, ocupando todo o mês. Todos os dias teremos santas missas, bênçãos e consagrações. Todo o mês de setembro será a festa do padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar!”, diz.

Na programação, totalmente religiosa, missas, romarias novena e louvor, dentre outros eventos, movimentarão a cidade. A “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar” será no dia 22 de setembro. A concentração inicia às 19h na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, em direção à Cidade-Santuário, percorrendo toda a extensão da estrada São José de Ribamar (MA-201). Na chegada, uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Até o dia do encerramento, ainda haverá as romarias das comunidades (2), da juventude (9), das crianças e da Pastoral da Sobriedade (15), do terço dos homens (16) e marítima (29).

No dia 30, a romaria de encerramento sairá do Santuário às 16h, percorrendo a principal avenida da cidade. Santa missa campal, na concha acústica, marcará o encerramento oficial da festa 2018. A romaria de encerramento do festejo traz um diferencial, pois é a única que ocorre com a imagem principal do padroeiro, que anualmente deixa o altar-mor apenas para ser colocada no oratório das romarias. No dia anterior ao encerramento, a imagem é retirada do seu oratório original pelos párocos, diante dos olhos dos romeiros, no chamado rito de descida, que ocorre neste ano dia 29, às 20h30.

Confira a programação completa AQUI.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS