Serviço permite comunicação online de venda de veículos; saiba como proceder
A partir de agora os cartórios possuem informações específicas da base de dados do Detran-MA. Comunicado de venda pode ser feito no ato de reconhecimento da assinatura do CRV
Já está em funcionamento o serviço de Comunicado Eletrônico de Venda de Veículos (e-CVV), que permite o acesso de cartórios extrajudiciais de Tabelionato de Nota a informações específicas da base de dados do Detran-MA. O sistema possibilita a comunicação automática da venda de veículos para o órgão.
O serviço online é uma parceria entre o Detran-MA e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA), firmada em dezembro do ano passado. A adesão, no entanto, é facultativa, podendo o vendedor realizar o procedimento pessoalmente no órgão de trânsito.
Como funciona o serviço
Os vendedores e compradores de veículos já podem fazer o comunicado de venda do bem sem precisar ir até o Detran-MA, durante o ato de reconhecimento da assinatura do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Na ocasião, ainda há a oportunidade de verificar se o automóvel possui algum tipo de pendência ou restrição.
O e-CVV deve, segundo o órgão, evitar transtornos ocasionados pela não transferência da propriedade, pela existência de processos judiciais ou ainda multas de trânsito.