Limpeza Pública

Prefeitura promove o I Fórum Municipal Lixo Zero nesta quarta

Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos

Foto: Marla Batalha

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Maranhão Sustentável e o Instituto Lixo Zero Brasil, realizam o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís. O evento ocorre na quarta-feira, 13, das 8h às 18h, no Convento das Mercês, na Praia Grande, e faz parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente. Na pauta do fórum está a apresentação da política de resíduos sólidos colocada em prática na gestão do prefeito Edivaldo.

Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana, na qualidade de Órgão Gestor dos serviços de limpeza da Prefeitura de São Luís, empreende esforços em trabalho e ações que visam o fortalecimento da consciência ambiental e das mudanças de atitudes no que tange ao manejo dos resíduos sólidos, em São Luís. Além dos esforços operacionais, ocorrem também aqueles voltados para as mudanças sociais. É com este objetivo que o órgão realiza o I Fórum Municipal Lixo Zero.

Segundo a presidente do comitê, Carolina Moraes Estrela, o evento possui o objetivo de agregar pessoas, projetos e organizações que são exemplo, possuem influência e trabalhos realizados na área de gestão e manejo de resíduos sólidos. “Por meio do fórum queremos planejar e propagar ideias e ações que promovam a educação e conscientização ambiental, a redução e o reuso de materiais, a reciclagem, a compostagem e agricultura urbana, o desenvolvimento local sustentável e tendências que fortaleçam um novo modelo de convivência, mais justo e solidário”, destaca.

O evento será positivo e contará em sua programação com a apresentação de boas práticas que incentivem a sustentabilidade. Os painelistas convidados irão apresentar o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero.

Apresentação dos Ecopontos

Entre os palestrantes do evento estão a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís. Durante o painel “Painel desenvolvimento local e políticas públicas” Carolina Moraes Estrela irá falar sobre os dois anos de implantação dos Ecopontos de São Luís e os avanços feitos na gestão de resíduos sólidos na capital.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini estará no evento. Ele é fundador e presidente da Novociclo Ambiental S.A., primeira empresa brasileira de gestão de resíduos baseada no Conceito Lixo Zero e membro do board da Zero Waste International Alliance, fundador e mentor do Movimento Juventude Lixo Zero. Sabatini coordena eventos nacionais e internacionais como a Semana Lixo Zero, Zero Waste Cities Forum, Basura Cero Uruguai e Zero Waste Youth International International Forum.

Também estarão presentes palestrantes internacionais. Mal Williams, fundador da Zero Waste International Alliance, responsável pela promoção do Conceito Lixo Zero em todo o mundo. Stefano Ambrosini, especialista em gerenciamento de resíduos, responsável pela implantação de um modelo de coleta seletiva moderno na Itália.

Conceito Lixo Zero

O objetivo do Instituto Lixo Zero Brasil é difundir o conceito pelo Brasil e o fórum é uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumiram uma responsabilidade frente a este problema ao qual o mundo todo passa.

Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. “Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos, informa Carolina Moraes Estrela.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS