APRENDER BRINCANDO

Hospital Aldenora Bello inaugura Espaço Infantil

A obra, que durou cerca de três meses, foi custeada graças à doação de recursos financeiros arrecadados pela venda de bonecos Potiboy, o mascote das lojas Potiguar

Brinquedoteca do Hospital Aldenora Bello (Foto: Divulgação)

Um novo espaço que reúne esperança, educação e diversão! Assim pode ser resumido o recém-inaugurado Espaço Infantil do Hospital Aldenora Bello, composto por dois ambientes onde funcionam desde já uma Brinquedoteca e uma escolinha voltada para a alfabetização e acompanhamento escolar de pacientes infantis que estão em tratamento oncológico no Hospital Aldenora Bello. A obra, que durou cerca de três meses, foi custeada graças à doação de recursos financeiros arrecadados pela venda de bonecos Potiboy, o mascote das lojas Potiguar, criado especialmente para essa campanha sem fins lucrativos e por iniciativa do home center Potiguar.

Segundo a Diretoria da Fundação Antônio Jorge Dino, o espaço que existia antes não era adequado a essas atividades, pois não oferecia conforto às crianças, a iluminação não era favorável e nem contava com uma decoração atrativa. Graças à Potiguar, agora os pequenos pacientes podem contar com um local que estimula a criatividade, a aprendizagem e o relaxamento durante sua estada na Casa de Apoio da Fundação Antônio Jorge Dino.

Fachada do novo prédio onde está funcionando o Espaço Infantil da Casa de Apoio da Fundação Antônio Jorge Dino (Foto: Divulgação)

Na Brinquedoteca são realizadas atividades de interação social, dinâmicas de grupos, desenvolvimento visual, psicomotor, entre outras ações que ajudam a melhorar a autoestima e o lado psicológico das crianças, o que influi muito positivamente no tratamento oncológico das mesmas. Já na Escolinha, além da alfabetização para os menores, será possível realizar o acompanhamento escolar, evitando que muitos pacientes percam o ano letivo enquanto estão internados e sem poder frequentar a escola convencional.

O elogiado projeto do Espaço Infantil do Aldenora Bello foi de autoria da arquiteta da Potiguar, Juliana Brasil, que priorizou não apenas o uso de materiais de alta qualidade e durabilidade no acabamento, mas também contemplou aspectos importantes como ergonomia, uso de cores que estimulam a criatividade e a aprendizagem, assim como a iluminação adequada; aspectos que são essenciais no sucesso do processo de ensino – aprendizagem, ainda mais quando se trata de um ambiente localizado dentro de uma unidade hospitalar.

Nesse contexto, o uso equilibrado das cores é relevante. Ao mesmo tempo em que o ambiente deve ser acolhedor e relaxante, não pode levar ao comodismo ou estimular a monotonia. Segundo as técnicas de ambientação e arquitetura contemporâneas, as cores quentes estimulam a atividade cerebral, proporcionando maior excitação mental, mas precisam ser bem dosadas para não gerar stress, agressividade ou impulsividade.

Já os tons frios levam ao relaxamento, acalmam a mente, reduzindo a pressão arterial e aumentando a consciência; daí a importância de saber dosar esses tons no ambiente escolar / hospitalar. A arquiteta Juliana Brasil conseguiu dosar muito bem as cores, mobiliários e iluminação, criando espaços lúdicos e belos, com detalhes coloridos e estimulantes nesse projeto que não apenas oferece mais conforto aos pacientes do Aldenora Bello, mas que acima de tudo é como um “oásis, um espaço de diversão e aprendizagem” em meio ao sofrimento diário e da dor de quem enfrenta o duro tratamento contra o câncer. Uma dura realidade que pode e deve ser atenuada em um espaço como esse.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias