Vacinação contra gripes começa hoje; veja onde vacinar e grupos prioritários
A vacina previne contra os subtipos do vírus Influenza A, e contra Influenza B, e tem eficácia de seis a 12 meses. O governo tem como meta vacinar mais de 1,6 milhões de maranhenses
Tem início nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de vacinar grupos prioritários e reduzir as complicações causadas pelas gripes H1N1 e H3N2. A ação segue até o dia 1º de junho, e o dia “D” da campanha é o dia 12 de maio.
A vacina previne contra os subtipos do vírus Influenza A, e contra Influenza B, e tem eficácia de seis a 12 meses. O governo tem como meta vacinar 1.687.524 maranhenses. No total, o Ministério da Saúde (MS) vai enviar 1.858.500 doses da vacina contra influenza para o Maranhão, divididos em sete lotes.
A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.
Saiba os cuidados com a vacina e em quais casos ela não deve ser tomada
Saiba tudo sobre a vacina contra a Influenza
Onde vacinar
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a vacina contra a gripe está disponível em todos os postos da rede municipal de saúde. No entanto, é direcionada ao público prioritário, definido pelo Ministério da Saúde. Veja:
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade;
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Povos indígenas;
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- População privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.