OBRAS

Saiba o que muda com a reforma da Rua Grande

A obra, que tem início semana que vem, engloba a requalificação urbana da Rua Grande, no trecho entre o Largo do Carmo e Parque Urbano Santos

Terá início na próxima semana a reforma da Rua Grande. O trecho sofrerá mudanças que trarão ganhos tanto para o aspecto visual, quanto para a utilidade prática do espaço. Será feita a recomposição de toda a rede de infraestrutura da rua, a exemplo de esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial, embutimento de toda a rede elétrica e telefônica, bem como outras infraestruturas.

Veja mais: Obras na Rua Grande iniciam próxima semana

Além disso, será feita toda a pavimentação do logradouro, com nivelamento das vias, inserção de mobiliário urbano, bem como toda a rede de distribuição de iluminação pública. Incluem-se ainda toda a sinalização viária e turística da Rua Grande.

Haverá ainda, segundo o Iphan, uma reorganização do espaço urbano com nova pavimentação e redução de barreiras físicas dando maior ênfase ao trafego de pedestres na região, dentro das normativas de acessibilidade universal.

Foto: Honório Moreira / O Imparcial

Pac Cidades Históricas

O instituto reforça que, em função de sua importância para o comércio, das referências históricas e, principalmente, pela sustentabilidade que as atividades econômicas e de geração de emprego e renda trazem para a cidade e para o Centro Histórico, a Rua Grande foi inserida no PAC Cidades Históricas, como a obra de maior relevância e de impactos positivos para a população de São Luís.

A obra engloba a requalificação urbana da Rua Grande, no trecho entre o Largo do Carmo e Parque Urbano Santos, incluindo as praças Deodoro e Pantheon e as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. Durante vistoria realizada nas obras em fevereiro, o superintendente do Iphan, Maurício Itapary, destacou que o processo de obras na Rua Grande deve acontecer em etapas, evitando assim que todas as lojas sejam prejudicadas de uma vez só nesse processo.

“Queremos entregar toda a obra até o final do ano, mas, como toda obra deve criar alguns transtornos, ao chegar à Rua Grande, a obra irá acontecer por quadras, e a gente vai procurar criar menos transtornos possíveis. Assim que se for fechando uma quadra, vai se abrindo outra e as pessoas poderão continuar indo ao comércio local”.

Foto: Honório Moreira / O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias