O consumismo desvirtua o sentido da Semana Santa?
Tradicionalmente um feriado que remonta ao sacrifício de Jesus na cruz e sua redenção e vitória sobre a morte, a Páscoa, hoje, toma rumos bastante mercadológicos. Conversamos com alguns fiéis sobre o assunto
Mudança de Rotina
A proximidade do feriado leva muitos a alterarem sua rotina diária. Desde a quarta-feira de cinzas, alguns devotos fiéis iniciam o período da quaresma, quando deixam de comer carne vermelha e adentram uma atmosfera de reverência e orações. Célida Araújo diz que sua agenda sempre é cheia nessa data.
“Sempre é bastante movimentado. Começa na quinta-feira, aqui na Igreja da Sé, com a Ceia do Senhor e a Missa de Lava-pés. Na sexta-feira, temos a lembrança da crucificação de Cristo através da Via-Sacra e a procissão do Cristo Morto. No sábado de Aleluia, temos um momento de leitura e de cantos de louvor, além da Missa da Ressureição. No domingo, temos a missa tradicional de Páscoa aqui na igreja”, enumera.
Reinaldo Santos também conta sua rotina. “Na quinta-feira, já começamos com reflexões em casa e, na sexta, tem a famosa ceia de sexta-feira santa, quando nos reunimos em família. Todo esse período é de muita oração e meditação”, pontua.
Muitas pessoas usam de sua fé para se aproximar do sacrifício de Jesus, representado pela cruz e pela data da Páscoa. Muitos se abdicam de comer carne vermelha, se colocam em posição de contrição e reverência, entoam louvores e ficam dias em jejum. Uma espécie de exercício de empatia pelo sacrifício da cruz.
“Nós fazemos isso para lembrar o amor de Jesus por nós. Ficamos mais próximos, exercitamos o amor, oramos, ficamos em jejum. Tudo isso para que possamos entender o real significado do sacrifício”, conta Reinaldo dos Santos. “Estar em família sempre é importante. Eu espero muito que essa data sempre nos faça reviver esse momento de abnegação de Jesus”, complementa.
E você, acha que o sentido da Páscoa está sendo desvirtuado pelo consumismo?
Você acha que o consumismo toma o lugar do real significado da Páscoa?
— O Imparcial (@imparcialonline) March 31, 2018