PÁSCOA

O consumismo desvirtua o sentido da Semana Santa?

Tradicionalmente um feriado que remonta ao sacrifício de Jesus na cruz e sua redenção e vitória sobre a morte, a Páscoa, hoje, toma rumos bastante mercadológicos. Conversamos com alguns fiéis sobre o assunto

Mudança de Rotina

A proximidade do feriado leva muitos a alterarem sua rotina diária. Desde a quarta-feira de cinzas, alguns devotos fiéis iniciam o período da quaresma, quando deixam de comer carne vermelha e adentram uma atmosfera de reverência e orações. Célida Araújo diz que sua agenda sempre é cheia nessa data.

Sempre é bastante movimentado. Começa na quinta-feira, aqui na Igreja da Sé, com a Ceia do Senhor e a Missa de Lava-pés. Na sexta-feira, temos a lembrança da crucificação de Cristo através da Via-Sacra e a procissão do Cristo Morto. No sábado de Aleluia, temos um momento de leitura e de cantos de louvor, além da Missa da Ressureição. No domingo, temos a missa tradicional de Páscoa aqui na igreja”, enumera.

Reinaldo Santos também conta sua rotina. “Na quinta-feira, já começamos com reflexões em casa e, na sexta, tem a famosa ceia de sexta-feira santa, quando nos reunimos em família. Todo esse período é de muita oração e meditação”, pontua.

Muitas pessoas usam de sua fé para se aproximar do sacrifício de Jesus, representado pela cruz e pela data da Páscoa. Muitos se abdicam de comer carne vermelha, se colocam em posição de contrição e reverência, entoam louvores e ficam dias em jejum. Uma espécie de exercício de empatia pelo sacrifício da cruz.

“Nós fazemos isso para lembrar o amor de Jesus por nós. Ficamos mais próximos, exercitamos o amor, oramos, ficamos em jejum. Tudo isso para que possamos entender o real significado do sacrifício”, conta Reinaldo dos Santos. “Estar em família sempre é importante. Eu espero muito que essa data sempre nos faça reviver esse momento de abnegação de Jesus”, complementa.

E você, acha que o sentido da Páscoa está sendo desvirtuado pelo consumismo?

« Anterior6 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias