CENTENÁRIO

Balsas: Curiosidades sobre a “cidade da soja” que completa 100 anos nesta quinta

A cidade que já foi chamada de Vila Nova e Santo Antônio de Balsas, antes da sua fundação em 22 de março de 1918, possui belezas naturais incríveis

Rio Balsas. Crédito: Tiago Gambogí

Balsas, a “cidade da Soja”, comemora nesta quinta-feira, 22, 100 anos de fundação. A cidade localizada no sul do estado do Maranhão, além de ser uma das maiores do agronegócio do estado, tem uma história muito rica, um povo acolhedor e muito que comemorar no aniversário histórico, que marca o primeiro centenário da cidade.

Balsas, que fica a 815 km de São Luís e tem uma população estimada em mais 94.000 habitantes, se tornou referência como cidade emergente do sul do Maranhão, detentora do 3º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado, atrás apenas de São Luís e Imperatriz, segundo dados recentes do IBGE.

A cidade que já foi chamada de Vila Nova e Santo Antônio de Balsas, antes da sua fundação em 22 de março de 1918, possui belezas naturais incríveis, que atraem muitos turistas. Balsas também o maior município do estado do Maranhão em área territorial total, com uma extensão de 13 141.637 km²

Igreja matriz de Santo Antônio, em Balsas

Origem do nome “Balsas”

Dá até pra imaginar que o nome da cidade se deu pelo intenso fluxo de balsas na região na época, mas segundo estudos do IBGE do ano de 1959, o nome da cidade foi uma homenagem ao Rio Balsas, que corta a cidade. Heloísa Curvelo, professora de Letras da UFMA em seu estudo que virou livro “Topônimos Maranhenses: testemunho de um passado ainda presente”, conta origem dos 217 nomes de municípios do Maranhão.

 

 

Grande comunidade de pessoas da região sul do país

Balsas é conhecida também como uma cidade com um grande número de migrantes, muito deles vindo da região sul do país, principalmente do Rio Grande do Sul. Essa imigração aconteceu desde os anos 70, e muitos desses imigrantes agricultores apostaram nas regiões norte e nordeste do país como uma nova chance de prosperar. E hoje Balsas, se tornou uma das cidades da regiões Norte e Nordeste que mais produzem grãos.

Os migrantes trouxeram com eles um pouco da sua cultura, que foi se misturando com a cultura de Balsas. A Semana Farroupilha foi uma dessas manifestações trazidas, onde homens e mulheres, com trajes típicos do Rio Grande do Sul, desfilam pelas ruas de Balsas para celebrar uma das maiores festas da cultura do Rio Grande do Sul.

Balsas, parabéns pelo seu centenário!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias