Cuidado

7 erros que podem ser evitados na academia

A tendência fitness está cada vez mais presente na sociedade

Reprodução

Hoje em dia, as academias estão acessíveis para todas as pessoas, e realizar treinos de musculação ficou muito mais fácil, além de introduzido na cultura da sociedade. Sendo assim, é essencial que cada um tenha conhecimento de seu corpo e saúde e preste atenção na execução dos movimentos para que sejam feitos corretamente, a fim de promoverem benefícios e que tragam o resultado esperado.

quências negativas ao corpo e normalmente acontecem por simples falta de atenção. Com um número cada vez maior de pessoas querendo ter corpos saudáveis, é sempre bom saber como começar, principalmente para quem nunca teve contato com equipamentos de academia antes.

O Imparcial listou 7 erros praticados nas academias e explicou como evitá-los:

  1. Agachamento com barra para pessoas portadoras de escoliose

    A execução desse exercício deve ser evitada por quem tem escoliose, pois o peso da barra pode causar desconforto, dores e agravamento do problema. Uma alternativa de exercício com a mesma eficácia é o agachamento feito com halteres ou mesmo livre.

  2. Cadeira extensora para portadores de condromalacia patelar (desgaste da patela)

    Pessoas com condromalacia patelar precisam ficar atentas ao ângulo de execução do treino na cadeira extensora, que deve estar entre 30º e 45º ou realizar o mesmo o exercício feito apenas na isometria. Para evitar um desgaste ainda maior da patela, dores e desconforto, o usuário deve procurar auxílio de um educador físico, que irá orientá-lo com relação ao movimento correto, pois o grau do exercício vai depender do nível da patologia.

  3. Execução de exercícios complexos, como, por exemplo, Stiff e Levantamento Terra, para iniciantes em academia

    Determinados treinos na musculação exigem prática na execução, pois, se o movimento é feito de forma incorreta, pode acabar causando graves lesões. Um iniciante na musculação deve ter o acompanhamento de um professor, além de praticar exercícios sem um nível de dificuldade muito elevado.

  4. Execução de exercícios com excesso de carga, feitos em movimentos curtos e falta de postura

    Para um melhor resultado na performance muscular, é necessário que a pessoa realize movimentos longos e com um cuidado redobrado na postura. Esse alto volume de carga muitas vezes faz com que o executante não preste atenção na postura correta, pois o foco está apenas em aguentar o peso. Esse erro causa lesão nas articulações e ligamentos, o que prejudica o atingimento da hipertrofia, pois o músculo não é alongado devidamente.

  5. Execução do leg press, levando os joelhos para dentro ou com os pés muito abaixo na plataforma

    O leg press (movimento de extensão e flexão) deve ser feito com os joelhos lineares. A execução incorreta leva à forte compressão na patela, causando dores e problemas futuros na execução de corrida e até caminhada.

  6. Exercícios de bíceps e tríceps em pé

    Quando realizados em pé com o excesso de carga, o movimento automático do tronco promove uma compressão nos discos intervertebrais (discos presentes entre as vértebras da coluna), causando protusões discais, lombalgias, dentre outros graves problemas.

  7. Não alongar antes ou depois de treinar

    São raras as pessoas que fazem exercícios de alongamento antes e depois do treino. Não alongar é uma prática muito prejudicial ao corpo. O músculo não alongado, quando submetido à musculação ou outras atividades físicas em que há movimentos com altas cargas, pode estirar, causando lesões, podendo levar a tratamentos longos, sem execução de exercícios por um tempo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias