arte e a boa comida maranhense

‘Feirinha São Luís’ terá segunda edição amanhã

O evento reúne agricultores familiares, artesãos e profissionais da gastronomia na Praça Benedito Leite (Centro), aos domingos, das 7h às 15h

Honório Moreira

Uma amostra do que há de melhor na culinária, arte e cultura do Maranhão está na ‘Feirinha São Luís’, evento que reúne agricultores familiares, artesãos e profissionais da gastronomia na Praça Benedito Leite (Centro), aos domingos, das 7h às 15h. A iniciativa da Prefeitura de São Luís tem como proposta revitalizar o espaço da praça, incentivar a pequena produção e promover o intercâmbio sociocultural. A segunda edição do evento, que acontece amanhã, traz uma série de atrações folclóricas locais e destaca a arte e a boa comida maranhense.

O secretário municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), Ivaldo Rodrigues, pontuou o sucesso da primeira feirinha destacando a organização, a variedade de opções e o importante espaço para lazer e entretenimento da cidade. Ivaldo Rodrigues destaca que a ideia do evento é justamente reunir a população para apreciar a cultura, conhecer e consumir produtos tipicamente maranhenses, além de estimular os pequenos produtores e promover o resgate do espaço.

“Com o movimento da feirinha, o comércio é aquecido em um dia em que, geralmente, não há tantas opções de compra e a praça é preservada. Estamos muito felizes com a receptividade do público e, por determinação do prefeito Edivaldo, o projeto acontecerá todos os domingos”, disse o gestor.

Nesta edição, um dos pontos altos do evento é a Barraca do Chef, que dá espaço a nomes reconhecidos da culinária maranhense e apresenta ao público pratos diferenciados, tradicionais e novidades. Quem comanda o espaço amanhã é o chef Luciano Rosa, do Supermercado Mateus.

Cultura

Durante a feirinha, as atrações culturais se revezam animando os presentes e ao mesmo tempo divulgando as manifestações locais. Estão no cronograma desta edição a Banda da Feirinha, a partir das 8h, seguida do grupo de dança Cacuriá Assacana, Banda da Guarda Municipal, o Boi Pirilampo (alternativo), que chega animando a partir das 11h. Em seguida, vem o Grupo Lamparina e, encerrando as atrações culturais, o Boi Encanto da Ilha, às 13h.

Paralelo ao viés cultural, a ‘Feirinha São Luís’ vai se fortalecendo como espaço de lazer, de comércio, de interação social. Famílias inteiras podem aproveitar para curtir a praça e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses, enfatiza o secretário Ivaldo Rodrigues.

Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias