Talento maranhense

Estudante maranhense é premiado em Olimpíadas de Física

Premiação aconteceu na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2016, com menção honrosa e medalha de Bronze

Reprodução

Aljan Almeida Dias, (17) anos, estudante do curso integrado de Informática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Monte Castelo, foi premiado com menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2016. O resultado dos vencedores e premiados está publicado nas páginas das olimpíadas. (OBF e OBFEP).

Para ele, estes resultados significaram motivações a mais para conquistar objetivos maiores. Um deles é a aprovação no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Essa foi a primeira vez que ele participou das olimpíadas; Física, segundo ele, é sua matéria favorita. Para participar das olimpíadas de física, ALjan iniciou sua preparação sozinho no final de seu primeiro ano no curso de informática (2015)  (2016). No início desse período, ele estudou por livros do ensino médio que possuía em casa para adquirir um embasamento na matéria.

Em seguida, começou a estudar cálculo diferencial e integral para poder entender os livros de física do ensino superior, com o objetivo de adquirir um aprofundamento maior para fazer as provas da segunda e terceira fases da OBF e a segunda fase da OBFEP.  Aljan ainda ressalta que o fato de o Campus possuir uma biblioteca foi muito importante nessa preparação, pois nela ele foi capaz de pegar livros emprestados para poder estudar em casa.

Segundo Aljan, seus pais ficaram muito felizes com os resultados, contribuíram sempre o motivando e dando todo suporte necessário para que ele pudesse estudar com tranquilidade em casa. Para o futuro, Aljan pretende continuar se dedicando não só para conseguir novas conquistas em olimpíadas de física, como também em outras olimpíadas do conhecimento de matemática, química, astronomia e assim como continuar se preparando para o vestibular do ITA.

O sucesso de ALjan nas olimpíadas de física OBF e OBFEP de 2016 já lhe abriu portas, como por exemplo ter sido convidado a participar de projetos com o intuito do desenvolvimento intelectual na área da ciência na Escola de Física Contemporânea  (EFC-SP) da IFSC/USP), para qual fui chamado pela coordenação Regional da OBFEP para se inscrever no processo seletivo da escola. ALjan acredita que o sucesso nas Olimpíadas pode lhe proporcionar mais oportunidades para o seu desenvolvimento intelectual.

“Espero que eu tenha contribuído para que outros alunos se interessem e venham se motivar pelo estudo da física, e a escola crie grupos de estudos visando a preparação para as olimpíadas, não só de física, mas  matemática, historia, português etc…  Assim, aumentando a qualidade no desenvolvimento e aprendizagem no IFMA. Creio que através dessas conquistas eu fui capaz de mostrar que o sucesso começa em nós. Se temos algum objetivo e nos dedicarmos a conquistá-lo, somos totalmente capazes de realizá-lo. Dedicação gera talento, e talento gera sucesso”, afirma ele.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias