São Luís

Campanha promove ações de combate à violência contra crianças e adolescentes

A mobilização no Maranhão fortalece a campanha nacional do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio

(Foto: Reprodução)

O Maranhão está posicionado em 13º lugar no ranking nacional de denúncias de violência contra crianças e adolescentes, de acordo com dados de 2016 do Disque Direitos Humanos (Disque 100), reduzindo em 18,89% as estatísticas sobre abuso e violência sexual em todo o estado. Por isso, o enfrentamento a esta realidade ganhará visibilidade na “Semana 18 de Maio”, no período de 15 a 18 de maio, com diversas ações de mobilização em escolas públicas de São Luís.

A mobilização no Maranhão fortalece a campanha nacional do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, com ações estratégicas que visam conscientizar a população no combate a este tipo de violência no estado. A data foi instituída em memória da menina Araceli Santos, assassinada brutalmente neste mesmo dia, em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, ganhando repercussão nacional.

“A cultura de proteção da infância e da adolescência é direito e responsabilidade de todos nós – poder público e sociedade civil. As ações têm como foco os jovens de escolas públicas de São Luís. O objetivo do governo é ampliar os espaços de debate e enfrentamento dentro e fora das escolas, nas ruas, praças, feiras, espaços públicos e redes sociais”, destacou o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

 

A violência sexual pode acontecer tanto na forma de abuso sexual, quanto de exploração sexual. O abuso é caracterizado pelo uso de uma criança ou adolescente na prática de qualquer ato de natureza sexual, geralmente praticada por alguém do convívio familiar ou social. No caso da exploração sexual, a criança é utilizada comercialmente por aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que se beneficiam financeiramente da exploração sexual deles.

Programação nas escolas

Na segunda-feira (15), pela manhã, a Unidade Integrada Prof. Dário Santos, em São José de Ribamar, será a primeira escola visitada. Durante a ação social, os alunos apresentarão trabalhos culturais e artísticos desenvolvidos em parceria com equipe de educadores do governo e os professores da escola. Em seguida, será ministrada a palestra “Prevenção à violência sexual e formas de denúncia” com exibição do filme “O Silêncio de Iara”, que aborda o drama de uma adolescente vítima de abuso sexual. Sorteio de brindes e apresentação de show de mágica encerrarão as atividades.

Na terça-feira (16), os alunos da UEB Nadir Nascimento, em Paço do Lumiar, receberão a programação da Semana 18 de maio. Na quarta-feira (17) a ação visitará  a Unidade Integrada Santo Antônio, na cidade de Raposa; e, na quinta-feira (18), a programação da “Semana 18 de Maio” encerra visitando os alunos da UEB Gomes de Souza, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias