Vitória do Mearim recebe 1ª unidade de internet gratuita do Maranhão
Ainda no primeiro semestre deste ano, os próximos municípios a integrarem a Rede Maranet serão Pinheiro, Timon, Caxias e Imperatriz
A população do município de Vitória do Mearim ganhou, no aniversário da cidade, comemorado no último dia 19, um presente especial: a cidade passou a integrar a Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet). Com isso, os moradores contam, a partir de agora, com Wi-Fi grátis implantado pelo governo na praça da matriz. São 100 megas de internet, via fibra ótica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Jhonatan Almada, esse é o primeiro ponto de internet grátis do Maranhão e que o objetivo é fazer com que outras cidades tenham acesso ao serviço para democratizar o acesso da população à internet.
O secretário destacou que o Wi-Fi grátis não está sendo levado à população simplesmente para que as pessoas acessarem suas redes sociais. “Hoje pela internet você tem acesso a conhecimento do mundo todo. Para qualquer área ela é relevante. É um canal de acesso fundamental sendo considerado hoje direito humano universal juntamente com outros que já estavam consagrados. A Organização das Nações Unidas já incorporou também o direito de acesso à internet” completou o secretário.
Os próximos municípios a integrarem a Rede Maranet serão Pinheiro, Timon, Caxias e Imperatriz. A instalação nestes municípios deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, segundo informou o secretário Jhonatan Almada, que tem acompanhado de perto a instalação da rede.
“Um dos critérios definidos pela Secretaria da Ciência e Tecnologia para a escolha dos municípios é que eles tenham uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) já em funcionamento ou a ser instalado, considerando que o Iema também trabalha o acesso à tecnologia”, explicou Jhonatan Almada.
Parceria
A instalação de Wi-Fi grátis no interior do Estado é resultado de parceria entre a Secti, Iema e a Wiki Telecom, empresa genuinamente maranhense que tem fibra ótica espalhada pelo Maranhão. A internet até Vitória do Mearim foi levada por meio de 190 quilômetros de cabo saindo de São Luís até a praça matriz onde foram colocados dois roteadores com capacidade para conexão de até 600 usuários cada um.