Direitos Humanos

São Luís é destaque no combate ao trabalho infantil

A capital foi avaliada positivamente nos cinco critérios de experiência de boas práticas: Informação e Mobilização, Identificação, Proteção Social, Defesa e Responsabilização e Monitoramento

Daniel Moraes / O Imparcial

São Luís está entre as onze cidades brasileiras que se destacam no combate ao trabalho infantil. O reconhecimento foi feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a organização, São Luís desenvolve Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Traballho Infantil (Aepeti).

A capital foi avaliada positivamente nos cinco critérios de experiência de boas práticas: Informação e Mobilização, Identificação, Proteção Social, Defesa e Responsabilização e Monitoramento.

Em entrevista a O Imparcial, a titular da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, explicou como as ações de prevenção e combate ao trabalho infantil são realizadas na capital maranhense.

“O trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma chaga muito grande. E nós o combatemos de várias formas. O primeiro passo é identificar essas crianças e adolescentes. Depois, procurar as famílias para nos certificamos se elas estão amparadas com algum benefício social [como o Bolsa Família]. E, a partir daí, nós passamos a acompanhar essas crianças. Elas precisam ir para a escola, cumprir horário, e ter uma ocupação à tarde. Essa é a função do Circo Escola, por exemplo. Ele funciona como um local com diversas oficinas para essas crianças”, explicou a secretária.

De acordo com Lauande, é impossível falar de segurança pública sem, antes, realizar políticas públicas voltadas para as crianças. “Nós não podemos falar de segurança pública sem, antes, falar dessas ações. Se nós não ocuparmos essas crianças, o tráfico com certeza irá. Essa, infelizmente, é a realidade em muitas comunidades da nossa cidade e do país”, afirmou.

A secretaria ainda afirmou que a equipe da Semcas realiza fiscalizações por bairros da capital para identificar e coibir o trabalho infantil. O trabalho, segundo Andréia Lauande, ainda é longo, mas já mostra resultados importantes. O próximo passo, além de intensificar as ações na capital, é conseguir atingir de forma eficiente a zona rural de São Luís.

A reportagem de O Imparcial registrou alguns momentos de atividades realizadas no Circo Escola localizado no bairro da Cidade Operária. As crianças e adolescentes presentes tiveram oficinas de música, dança, judô, pintura etc. Também foi aberto espaço para idosos. Veja no vídeo abaixo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias