São José de Ribamar

São José de Ribamar inaugura novo cais

As obras para requalificação foram iniciadas ano passado, tendo como foco a garantia de segurança e lazer para a população de São José de Ribamar

Foram promovidas melhorias no entorno, com novo sistema de iluminação, instalação de projetores, pavimentação de ruas e recuperação estrutural de áreas de uso comum da população. Foto: Gilson Teoxeora/Secap

A Ilha de São Luís ganhou, na noite de sexta-feira (24), mais um grande impulso para o turismo, cultura e a economia, com a entrega do Cais de São José de Ribamar, totalmente revitalizado e equipado. O espaço estava abandonado há mais de 10 anos e recebeu obras de requalificação realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura. A solenidade de inauguração foi realizada com presença do governador Flávio Dino, que entregou, oficialmente, o novo cais à população.

A cerimônia foi marcada por celebração ecumênica, onde o pastor Mário Porto e o padre Cláudio César promoveram momentos de oração. Em seguida, o governador Flávio Dino destacou a importância da obra para impulsionar a economia, cultura e o turismo da cidade e regiões do entorno. “Trata-se de uma obra grandiosa e de grandes resultados para a cidade a população. Que se destaca por realçar a beleza desse espaço e pelo seu potencial de gerar desenvolvimento e promover lazer e cultura”, destacou.

Todo o trabalho de recuperação e modernização foi realizado pela Empresa Maranhense de Administração e Portuária (Emap). “Essa obra nos trouxe preocupação, pois estava mais de 10 anos abandonada. O projeto concluído nos alegra poder ver entregue à população de Ribamar uma obra de grande significado”, pontuou o presidente da Emap, Ted Lago.

Com a revitalização, o cais ganhou uma série de equipamentos para o lazer, além de megaestrutura que conta com áreas de passeio e convivência.

Para o prefeito de Ribamar, Luís Fernando Silva, a presença do governador na cidade sempre representa importantes realizações aos ribamarenses. “A atenção e dedicação do governador Flávio Dino com a nossa cidade só me traz a agradecer. Essa obra representa o desenvolvimento para setores importantes da cidade e ressalta uma área que a população aprecia e nicipais Socorro Araújo (Turismo), Andréa Lauande (Criança e Assistência Social) e Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano); secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino; demais secretários de Estado e autoridades políticas do município, deputados estaduais e federais. Muitos moradores aproveitaram a inauguração para conhecer de perto o novo espaço que terão disponível. Moydvan de Lima Sousa, que vive em Ribamar há mais de 15 anos, foi ao cais acompanhado da família e aprovou o espaço. “Está muito melhor do que antes, quando ainda era conservado. A estrutura nem tem comparação, a beleza e a segurança. Sem dúvidas, eu que moro aqui, venho passear com minha esposa e filhas”, disse ele, se referindo à Isabelle, cinco anos, e Eloise, sete anos. que é o novo cartão postal de Ribamar e do Maranhão”, disse. Presentes ainda prefeitos de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.

Para a inauguração oficial foi descerrada a placa comemorativa pelas autoridades, seguido de passeio no local. O evento contou ainda com programação cultural que teve apresentação de grupo de tambor de crioula, cantor da cidade e show de Flávia Bitencourt. Acompanharam a inauguração o vice-governador, Carlos Brandão; os secretários municipais Socorro Araújo (Turismo), Andréa Lauande (Criança e Assistência Social) e Júlio César (Desenvolvimento Metropolitano); secretário estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino; demais secretários de Estado e autoridades políticas do município, deputados estaduais e federais.

Muitos moradores aproveitaram a inauguração para conhecer de perto o novo espaço que terão disponível. Moydvan de Lima Sousa, que vive em Ribamar há mais de 15 anos, foi ao cais acompanhado da família e aprovou o espaço. “Está muito melhor do que antes, quando ainda era conservado. A estrutura nem tem comparação, a beleza e a segurança. Sem dúvidas, eu que moro aqui, venho passear com minha esposa e filhas”, disse ele, se referindo à Isabelle, cinco anos, e Eloise, sete anos.

Estrutura

A requalificação do Cais de Ribamar foi iniciada ano passado, tendo como foco a garantia de segurança e lazer para a população de São José de Ribamar. A obra impulsionou o setor da construção e serviços no município com a geração de quase uma centena de empregos diretos e indiretos.

São 4.600m² de área construída que conta com uma ponte e píer adequados às embarcações que utilizam o local. Foram promovidas ainda melhorias na área do entorno, com instalação de um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led e instalação de projetores, pavimentação de ruas e recuperação estrutural de áreas de uso comum da população.

O projeto do cais contemplou ainda a construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias, dois gazebos no píer – que funcionam como pequenos mirantes -, dois quiosques, banheiros com acessibilidade, pavimento tátil para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual, implantação de rota acessível com sinalização entre a entrada do parque e o cais, demarcação de espaços para pessoas com deficiência e idosos e rampas de acesso para cadeirantes, além de academia ao ar livre.

Para segurança do público frequentador do espaço foi instalado um posto policial e uma estação de tratamento de esgoto com drenagem pluvial. O objetivo é atender às pequenas embarcações da região e ao mesmo tempo fomentar o turismo local.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS