NOVO MEMBRO

Natalino Salgado é eleito membro da Academia Nacional de Medicina

A cerimônia de posse acontece no próximo dia 11 de Abril, no Rio de Janeiro.

Reprodução

O ex-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e imortal da Academia Maranhense de Letras, Natalino Salgado, tomará posse como titular da Academia Nacional de Medicina no Rio de Janeiro. Natalino deve ocupar a cadeira de número 19, da seção de medicina, sucedendo Clementino Fraga. A cerimônia acontece no próximo dia 11 de Abril, no Rio de Janeiro.

Natalino Salgado nasceu em 25 de julho de 1946, em Cururupu, interior do estado. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui mestrado e doutorado em Nefrologia. De 1998 a 2007, Natalino foi Diretor Geral do Hospital Universitário e fundou, em 1978, o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, oportunidade em que levou para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado. Em 2007, foi empossado como reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde permaneceu no cargo até 2015. Natalino Salgado tomou posse, em 2012, como membro da cadeira número 16 da Academia Maranhense de Letras.

A Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro foi fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829 e mudou de nome duas vezes. Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18h para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da academia a mais antiga e única entidade cultural e científica a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo. A Academia também promove congressos nacionais e internacionais, cursos de extensão e atualização e, anualmente, durante a sessão de aniversário, distribuem prêmios para médicos e pesquisadores não pertencentes aos seus quadros.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias