Com equipe maranhense, curta ‘Walter do 402’ faz pré-estreia no Rio de Janeiro
Parte da equipe do curta é maranhense; produção já passou por festivais em países como Canadá e Estados Unidos, e deve chegar em São Luís no mês que vem
Na noite desta segunda-feira (6), o premiado curta “Walter do 402” realizou a pré-estreia no no Cine Joia, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Dirigido, produzido e roteirizado pelo cineasta Breno Ferreira, essa foi a primeira vez que o curta foi exibido em um cinema brasileiro, depois de passar por cinemas do Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Romênia. Nos próximos meses, a exibição do filme já foi confirmada em festivais em Hollywood.
Após o evento no Rio de Janeiro, que reuniu mais de cem pessoas para acompanhar a exibição de “Walter do 402”, o curta deve vir estrear nos cinemas de São Luís em abril deste ano. “Está tudo certo para ocorrer uma pré-estreia em São Luís no mês que vem. Parte da equipe do curta é maranhense e fazemos muita questão de fazer esse evento no Maranhão”, explicou Breno ao O Imparcial.
Entre os maranhenses envolvidos no projeto, que também conta com profissionais paulistas na equipe de produção e elenco, estão nomes como Joaquim Santos, André Garros, Camila Aranha, Antônio Sabioa, entre outros. Veja a fecha técnica completa no fim do texto.
Segundo Breno Ferreira, que é paulista e receberá o título de cidadão maranhense também no mês que vem, o roteiro do curta está pronto há dez anos, mas as gravações foram concluídas no fim do ano passado. “Foram quase cinco dias de gravação e mais de um mês para a montagem e finalização. Nesse elenco, inclusive, estão nomes de atores conhecidos do grande público, como Araci Cardoso (Sol Nascente) e Antônio Petrin (Escrava Mãe)”, conta.
A pré-estreia carioca contou com a presença da equipe, elenco e convidados especiais, como a do ator maranhense César Boaes, conhecido por interpretar a personagem Clarice na peça “Pão com Ovo”.
Com o sucesso de crítica de “Walter do 402”, a expectativa da equipe, segundo Breno, é conseguir dar sequência à história através de uma série de TV. “Estamos com um projeto chamado ‘O Porteiro’ onde tentaremos dar continuidade à essa história. Não necessariamente sobre o Walter do 402, mas falando da Maria do 303, do João do 201, etc. Tudo através do olhar do porteiro desse prédio. Estamos em negociação com emissoras de TV e com alguns materiais prontos”, revelou.
O curta aborda a temática – em tons comi-trágicos – a solidão na terceira idade, no bairro de Copacabana. O filme conta a história de Walter, um idoso, rabugento, que sofre com sua solidão e vê no suicídio a única saída. Já sua vizinha, a também solitária Vera, deseja conhecer o Walter, pois tem a esperança de que ele seja a companhia que precisa. Ela tenta conquistar Walter usando o talento que tem na cozinha, levando para ele pedaços de bolo. Entre os dois, há o porteiro Zezinho, jovem Don Juan que não enxerga problema algum em viver sozinho.
Ficha técnica
Elenco
Antonio Petrin
Alcione Mazzeo
Gustavo Arthiddoro
Daniela Fontan
Pritty Borges
Cinara Leal
Antonio Sabóia
Participação especial
Araçy Cardoso
Diretor
Breno Ferreira
Codiretor
Antonio Sabóia
Continuísta
Jr Balby
Diretor de Fotografia
Ralf Tambke
Assistente de Fotografia
Clóvis Ghiorzi
Pedro Marroig
Argumento
Breno Ferreira
Roteiro
Breno Ferreira
Bruno Sabóia
Produtores
Breno Ferreira
Camila Aranha
Produtores Associados
Antonio Saboia
João Rocha
Produtor Executivo
João Rocha
Coordenação de Produção
Fernando Braga
Asistentes de Produção
Alexandre Valente
Jorge Rodrigo
Marina Trindade
Elétrica
José Mauro Antunes
Arte
Andrea Moraes
Figurino
Isabella Cardoso
Assistente de figurino
Tássia Nicolsky
Som
João Paulo Glech
Assistente de som
Adelos Jacob
Maquiagem
Ana Gangemi
Assistente de maquiagem
Fábio Franscisco
Música
Joaquim Santos
Montagem
Raimo Benedetti
Montagem adicional
André Garros
Assistente de montagem
Fernando Alves
Edição de som
Breno Furtado
Mixagem
Alexandre Ferraz Jardim
Finalização
Link Digital