Dicas

Descubra como cuidar de sapatos, tênis e outros calçados

Seu sapato favorito se molhou durante as chuvas que caíram esses dias? Descubra como cuidar dos seus calçados e deixá-los com cara de novos

Reprodução

É sempre assim. Durante o período chuvoso em São Luís, não há como escapar de algumas poças de água espalhadas pela
cidade e, com isso, aquele sapato favorito, ou recém-comprado, acaba não escapando e ficando todo encharcado.

Depois que você enfrenta as poças e chega ao seu destino final, com o calçado todo encharcado, você percebe que ele começa a ganhar um visual esquisito, meio esbranquiçado, sem brilho. E depois, sempre bate aquela dúvida: o que fazer para deixar os sapatos com o mesmo aspecto de antes? Não se preocupe, O Imparcial selecionou algumas dicas importantes para fazer com que seu sapato não se estrague após ter encarado uma chuva.

Cuidados iniciais

Assim que você chegar em casa, se o sapato tiver palmilha, retire-as e deixe-as secar separadamente, isso irá ajudar na recuperação dele. Se o calçado estiver sujo, passe um pano levemente úmido para limpar.

Deixe-o secar naturalmente

Após realizar o passo acima, coloque o par de sapatos em um lugar ventilado e bem longe do sol até que ele fique totalmente seco. Se você estiver com um pouco de pressa, e quiser usar logo o sapato, você pode usar um ventilador para acelerar o processo.

Não use calor artificial

Nada de colocar o sapato na janela para pegar sol, ao lado do forno ou atrás da geladeira! Muito menos usar o secador de cabelo e tentar secar o calçado mais rapidamente. O calor excessivo danifica o couro, nobuck e a
camurça, estragando os sapatos.

Ajuda do jornal

É uma técnica bem antiga e eficiente. Basta separar um jornal antigo, descartando as folhas coloridas para evitar que manche. Amasse as paginas uma a uma, fazendo bolas de papel e preenchendo o interior do calçado. Em seguida, pegue uma folha nova de jornal e enrole todo o calçado nela. Depois de feito isso, coloque num lugar a sombra e ventilado. Depois de uma hora, realize o mesmo processo com folhas novas e secas até você perceba que o sapato está seco. E ah, só não vale usar uma edição de O Imparcial, hein?

Tirar o mau cheiro

Use talco boratado. Você pode também inserir um pouco de polvilho anti-séptico ou bicarbonato no interior do sapato.

Sapatos de camurça

Devem ser limpos com uma escovinha metálica própria e, em seguida, com uma escova de borracha,sempre no sentido do pêlo. Na falta dessa escova, passe um pano embebido em benzina, escovando com uma esponja de aço nova e seca. Para se livrar das manchas na camurça, você pode esfregá-las com um pedaço de pão branco. Quando esses sapatos estiverem sujos de lama, espere que fiquem secos para escovar ou esfregar com uma lixa bem fininha.

Manchas

Assim que você chegar em casa, se o sapato tiver palmilha, retire-as e deixe-as secar separadamente, isso irá ajudar na recuperação dele. Se o calçado estiver sujo, passe um pano levemente úmido para limpar.

Lavar com que frequência?

Não deixe seu tênis encardir. No caso de surgir uma pequena mancha, limpe-o mais rapidamente possível. Não permita que a sujeira se acumule na superfície. Com o auxílio de uma flanela ou um pano macio, umedecido com pouca água e sabão neutro, esfregue suavemente a região atingida. Repita até retirar a sujeira completamente.

Bolsas

Não deixe suas bolsas penduradas em cabideiros ou ganchos por muito tempo, eles marcam e deformam as alças. Prateleiras são os lugares mais indicados, pois facilitam a visualização e mantém a ordem. Na falta de espaço, você pode optar também por cestos, caixas organizadoras transparentes ou gavetas.

Use um organizador de bolsa, assim na hora da troca você não esquece de nada.

Coloque sempre um enchimento na bolsa para que ela não perca sua forma. Pode ser aquele que veio dentro dela, enchimentos próprios disponíveis no mercado, ou travesseiros infantis, que são excelentes para manter a forma delas. O que não pode é deixar papel dentro, pois com o tempo as traças atacam.

Proteja suas bolsas com sacos de algodão ou flanela, desta forma o couro não ficará “arranhado” pelo fato de uma bolsa encostar na outra ou em qualquer outro local. Bolsas com pedrarias, miçangas e lantejoulas devem sempre ser guardadas em sacos individuais, evitando o contato com outras peças.

Esvazie-as antes de guardá-las, tire tudo de dentro e sacuda para que não fique nenhum papelzinho ou qualquer
resíduo. Se você tiver um aspirador portátil, aspire o interior da sua bolsa. É melhor fazer isto antes de guardar
do que ter que limpar na hora de sair!

Limpe sua bolsa por fora com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro, depois passe um pano seco e macio para secar bem. Nunca guarde quando estiverem úmidas, molhadas ou sujas.

Use um organizador de bolsa, assim na hora da troca você não esquece de nada.

Tênis

Lave seu tênis, tirando a palmilha dentro do tênis e para ajudar na secagem, retire o excesso de água, o que pode ser feito colocando-as dentro de uma folha de jornal trocando depois de algumas horas. Se não tiver jornal pode ser uma folha de papel toalha ou mesmo papel higiênico.

Não deixe a palmilha e o tênis perto de aquecedores ou atrás da geladeira.

Se em 48 horas eles não secarem, providencie um desumidificador.

Sabão em pó, desinfetantes e amaciantes podem ser prejudiciais, pois podem ressecar a parte de couro do
tênis e diminuir muito a sua qualidade e durabilidade.

Para lavar use sabão neutro, escova com cerdas macias e pano umedecido com água.

Quando colocar para secar, deve ser à sombra e com a parte de baio virada para cima.

Não lavar na máquina de lavar nem secar em secadoras ou pendurando no varal.

Os cadarços também devem ser lavados e secados separadamente.

Coloque-os em local bem ventilado e, para evitar o odor da transpiração, use sempre talcos antisépticos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias