Mais de 70% concluíram ensino médio sem saber ler no Maranhão
Esse índice significa que ¾ dos estudantes concluíram o ensino médio na condição de analfabetos nas salas de aula maranhenses
Um levantamento feito com os resultados da Prova Brasil 2015 aponta que 73,5% dos estudantes maranhenses terminaram o ensino médio na condição de analfabetos. Semana passada, uma pesquisa da ONG “Todos Pela Educação” apontou que 98,5% dos alunos maranhenses terminaram o ensino médio com desempenho considerado inadequado em matemática.
Ainda segundo dados da Prova Brasil 2015, 52,21% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental — das escolas públicas municipais, federais e estaduais e das escolas privadas — não passaram do nível 2 de proficiência em interpretação de texto em uma escala que vai do nível 0 até o nível 9. Apenas 2,33% dos estudantes que participaram da avaliação conseguiram passar do nível 7, e 0,15% alcançaram a nota máxima
Entre os alunos do 9º ano do ensino fundamental, a situação ainda foi bem pior: 66,18% dos estudantes não conseguiram passar do nível 2 na avaliação de língua portuguesa, em uma escala que vai do nível 0 ao 8.
Ainda sobre o dado de 73,5% que não passaram do nível 2 em interpretação de texto, vale ressaltar que 35,91% não conseguiram passar do nível 0 e apenas 0,03% chegaram ao nível máximo (8). Esse índice significa que ¾ dos estudantes concluíram o ensino médio na condição de analfabetos nas salas de aula do Maranhão.