Maranhão

Em 2016, chuvas ficaram 30% abaixo da média no Maranhão

Segundo meteorologista, a previsão que os primeiros meses de 2017 tenham chuvas dentro da normalidade, com exceção da Baixada Maranhense, que deve chover acima do normal

Reprodução

Do começo ao fim, 2016 registrou chuvas abaixo da média em todo o Estado, de acordo com o meteorologista Hallan Cerqueira, do Núcleo de Meteorologia Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Segundo o especialista, a quantidade de chuvas ficou cerca de 30% abaixo do esperado.

“Ficou cerca de 30% abaixo, mas foi um ano melhor em relação ao outros, porque desde 2010, as chuvas têm ficado 50% abaixo do normal”, revelou Hallan ao O Imparcial, ressaltando que 2009 foi o último ano que foram registradas chuvas realmente abundantes no Estado, quando foram “observados eventos extremos de chuva”.

Sobre a previsão de chuvas para o próximo mês, o meteorologista aponta que os meses de janeiro e fevereiro são meses de transição entre os períodos seco e chuvoso. “Nesses meses, vai chover normalmente. Cerca de 244,2 mm em janeiro”, explicou.

Segundo as previsões climáticas, o primeiro para o trimestre do ano, de janeiro a março, há grandes chances de boa parte do Estado ficar com as chuvas dentro da normalidade, com exceção para a região da baixada maranhense. Nessa região, a expectativa é de que sejam registradas chuvas acima do normal, mas nada muito alarmante”, disse Hallan.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias