São Luís

540 crianças dizem não às drogas durante formatura do Proerd

Foram 545 alunos, de 11 escolas municipais da zona rural de São Luís, que juntos entoaram o juramento Proerd, dizendo não às drogas e à violência

Reprodução

A solenidade de formatura dos alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) aconteceu no último sábado (28), em São Luís, no auditório Paulo Freire (UFMA). Foram 545 alunos, de 11 escolas municipais da zona rural de São Luís, que juntos entoaram o juramento Proerd, dizendo não às drogas e à violência e sim à educação, à família e à vida.

O projeto é realizado pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) em parceria com as secretarias de educação do estado ou município. Nesta formatura, a PM contou com o apoio da secretaria de educação do município de São Luís e da empresa Alumar.

Para a coronel Maria Augusta, do Comando de Segurança Comunitária (CSC) e Coordenadora Estadual do Proerd no Maranhão, o programa é uma ferramenta social que estimula os alunos a se defender contra as mazelas (drogas e violência) da vida. “Estamos plantado no coração dessas crianças, a semente do bem, para que no futuro possamos colher bons frutos, bons cidadãos” finalizou a coronel.

O diretor da Alumar, Heider Teixeira, falou que a Instituição sempre se preocupa com responsabilidade social, sustentabilidade e educação, principalmente nas comunidades que estão em seu entorno. O diretor exaltou o projeto desenvolvido pela PM e confirmou o apoio da Alumar para os anos subseqüentes do programa. Finalizou parabenizando todos os formandos pela conquista.

O coronel Jorge Luongo, subcomandante da Polícia Militar do Maranhão, iniciou sua fala parabenizando toda a equipe do Proerd que não tem medido esforços na aplicação do programa nas escolas do Maranhão. Parabenizou também, os pais e professores pela confiança na PM e no programa. Finalizou deixando um recado para todos os formandos. “Vocês, após concluírem esse programa, têm em mente aquilo que é correto, que é se afastar da drogas lícitas e ilícitas, além de prevenir e evitar que seus amigos e familiares se aproximem desse perigo. Parabéns! Obedeçam seus pais e confiem na PMMA”. Conclui o oficial

Participaram também do evento o coronel Eduardo Simplício, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 3 (CPAM-3), o delegado Breno Galdino, secretário de segurança de São Luís, o professor Protásio Cézar, representando a reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de representantes da secretaria de educação do município, oficiais e praças da PM, e familiares dos formandos.

Saiba mais

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, tem como base o programa norte-americano de sucesso denominado D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Chegou ao Brasil em 1992 na Polícia Militar do Rio de Janeiro, atualmente é desenvolvido em todos os estados da Federação.

O principal objetivo do programa é prevenir e resistir o uso de drogas e à violência em crianças que estão cursando o Ensino Fundamental. O curso é ministrado por policiais militares fardados, durante 10 semanas, com uma aula semanal e uma hora de duração. Os alunos recebem o auxílio de material e kits de fardamento especialmente desenvolvido para o programa.

Durante o curso, o policial militar acompanha o semestre letivo da escola e desenvolve atividades educacionais com lições em sala de aula. Além da presença nas salas de aulas, a PM atua nas proximidades das escolas com o Ronda Escolar que realiza o patrulhamento externo das unidades escolares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias