Presidente da Câmara dos Deputados presta homenagem a João Castelo
Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez questão de vir à São Luís para prestar homenagem ao deputado João Castelo (PSDB-MA), seu amigo pessoal e companheiro na Câmara dos Deputados.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez questão de vir à São Luís para prestar homenagem ao deputado João Castelo (PSDB-MA), velado na manhã desta segunda-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.
“Com a morte de Castelo, perdi um grande amigo, um grande companheiro, com quem aprendi muito. Ele foi um grande brasileiro, um grande parlamentar, devotado às grandes questões do Maranhão e do Brasil. Foi uma perda imensurável para o Parlamento de nosso país”, ressaltou Rodrigo Maia.
Ele informou que a sessão deliberativa do Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, marcada para as 13h desta segunda-feira (12), foi suspensa logo após a abertura em razão da morte do deputado João Castelo. A reunião de líderes que também deveria ocorrer nesta segunda foi cancelada. As votações do Plenário deverão ser retomadas amanhã, terça-feira (13), às 9h.
João Castelo morreu no domingo (11) aos 79 anos em São Paulo, onde estava internado desde o fim de outubro. No quinto mandato como deputado federal, o parlamentar foi também prefeito de São Luís, entre 2009 e 2012, e governador do Maranhão de 1979 a 1982. Entre 1983 e 1991 foi senador.
Antônio Imbassahy lamenta perda
O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Antônio Imbassahy, também participou, na manhã desta segunda-feira, do velório do deputado João Castelo, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa. Ele salientou que João Castelo era um dos grandes nomes do PSDB: “Era um grande parlamentar, orgulho de nosso partido, orgulho do Parlamento brasileiro”, frisou Imbassahy.
Ele ressaltou que João Castelo foi um grande realizador. Foi durante seu governo no Maranhão que a ponte Bandeira Tribuzi, o Estádio Castelão (nome alusivo ao próprio governador) e o Sistema Italuís, de abastecimento de água da capital maranhense, foram construídos, assim como os conjuntos habitacionais Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária. O Hospital do IPEM (Dr. Carlos Macieira) foi outra obra da gestão.
Em nota de pesar, o PSDB afirmou que João Castelo “trata-se de uma das mais destacadas lideranças do partido, que deixa como legado a seriedade e competência com que exerceu todos os cargos em sua vitoriosa vida pública. Mas deixa especialmente o exemplo insuperável de amor ao seu Maranhão e a sua gente por quem dedicou toda sua vida pública”.
Também participaram do velório, na parte da manhã, os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS), Juscelino Filho (DEM), Deoclides Macedo (PDT), Zé Carlos (PT), Pedro Fernandes (PTB) e André Fufuca.
A deputada federal Eliziane Gama manifestou profundo pesar em virtude do falecimento de João Castelo. Ela lembrou a trajetória política e a contribuição de João Castelo para o Maranhão como governador do estado, senador, prefeito de São Luís e deputado federal.
Através das redes sociais, a deputada se solidarizou com a família: “Minhas condolências à família do colega parlamentar e ex-governador João Castelo. Uma dor irreparável. Que Deus conforte sua família neste momento de profundo pesar”.