Reconhecimento

Carlinhos Veloz e César Nascimento recebem título de cidadãos maranhenses

Concedido pela Assembleia Legislativa, título vem em reconhecimento ao trabalho artístico de ambos na divulgação da cultura maranhense.

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (01), foram entregues títulos de cidadãos maranhenses aos cantores e compositores Carlinhos Veloz e César Nascimento, em reconhecimento às obras artísticas que divulgam a cultura maranhense em todo o Brasil.
Carlinhos Veloz, natural da cidade de Recife, é o autor da música “Ilha Bela”. César Nascimento, que é de Teresina, compôs “Ilha Magnética”. Nessas duas canções, os artistas descrevem todo o carinho que têm pela capital maranhense. Também retratam o seu amor por São Luís em várias composições, por isso receberam o reconhecimento dos deputados estaduais que concederam o título de cidadão maranhense aos artistas.
Carlinhos Veloz agradeceu os seus amigos e parceiros de jornada de 25 anos de música em São Luís. “Essa é uma conquista de todos nós; eu tenho certeza porque todos nós amamos a musica do Maranhão, todos nós amamos essa cidade e essa canção Ilha Bela, nada mais é do que o reflexo desse encantamento, dessa paixão pela nossa cidade, pelo nosso povo, pela nossa cultura, por nós mesmo. Esse título é a mesma coisa: é a consolidação, o reconhecimento de algo que já é fato há muitos anos; eu me sinto dessa terra desde o dia que pisei aqui”.
O cantor lembrou que não nasceu no Maranhão, mas foi gerado em Caxias, Maranhão. Ocorre que três dias antes do nascimento seu pai levou a sua mãe para Recife, porque fazia questão que todos os filhos nascessem lá. “Mas eu brincava muito com ele dizendo que não adiantou nada, porque eu sou maranhense do mesmo jeito e não há lugar no mundo onde eu me sinta mais feliz, mais em paz e mais seguro. Meu porto seguro, é São Luís”, afirmou Carlinhos Veloz.
Gratidão
Ao falar da sua trajetória na vida e, principalmente, na música, César Nascimento, bastante emocionado falou do seu amor pelo Maranhão, em especial, por São Luís. “’Esse título é para todos os meus amigos, minha família. Essa minha ligação com as pessoas do Maranhão vem de muito tempo, por isso, dedico esse título a todo pessoal da cultura popular. Aqui a gente tem uma força rítmica que não se encontra em nenhum lugar do mundo. Esse ano de 2016 se resume em duas palavras: gratidão e felicidade. Hoje é um dia de festa e inesquecível”, acentuou o cantor, agradecendo aos seus familiares, amigos, parceiros de jornada musical, aos deputados estaduais e ao governador Flávio Dino.
Bem cultural e imaterial
As músicas Ilha Bela e Ilha Magnética vão se tornar bem cultural e imaterial do Maranhão. O Projeto de Lei, de autoria da deputada Graça Paz, foi aprovado por unanimidade pelo plenário e já foi sancionado pelo governador Flávio Dino.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias