DESENVOLVIMENTO

Três mil pares de óculos são doados para alunos

As doações foram realizadas aos alunos do projeto ‘Sim, eu posso!’ do governo do estado.

A entrega, que foi realizada nesta semana, beneficiando cerca de 2.839 alunos do programa nos municípios de Santana do Maranhão, Água Doce e Aldeias Altas. Esses municípios foram os primeiros a receber a doação dos óculos, que ainda serão distribuídos em outros cinco municípios com turmas do ‘Sim, eu posso!’.
Ao todo, as peças auxiliarão aproximadamente seis mil alunos inscritos no programa que não conseguiam desenvolver de forma plena suas atividades, por problemas de visão. Como é o caso de Sueli dos Santos, de 30 anos, que há alguns anos abandonou a escola para cuidar dos filhos e da casa, e admite que os óculos farão muita diferença em sua vida, agora que retomou os estudos por meio do ‘Sim, eu posso!’.
“Meu olho coçava muito e saia bastante água, mas agora vai ter possibilidade pra eu ler e escrever. Quando minha vizinha me chamou pra fazer o ‘Sim, eu posso’ eu disse que não queria porque labuto com meus filhos. Mas resolvi fazer. Não sabia escrever e agora sei e quero continuar meus estudos, ir pra frente”, disse.

Manoel Nascimento Araújo aluno do Sim eu posso ler carta em agradecimento com seus novos óculos
“Eu com 76 anos ainda não tinha tido a oportunidade que estou tendo agora. Então me sinto feliz pelo governador Flávio Dino ter colocado o ‘Sim, eu posso’ em Aldeias Altas. Pra mim, foi uma fortuna que encontrei até agora que ainda não tinha encontrado, que é ler e escrever. Esse óculos que recebi vai melhorar meu estudo. Agora vai dar tudo melhor”, revelou o lavrador Manoel Carvalho da Silva, de 66 anos, um dos alunos do Programa ‘Sim, eu posso!’, beneficiado, nesta semana, com a entrega de óculos doados pelo Governo do Estado.
“Com a entrega dos óculos aos alunos do Sim, Eu Posso, o governador Flávio Dino está honrando com o compromisso de garantir condições para que estes maranhenses possam se alfabetizar. São ferramentas necessárias principalmente para os mais idosos, que sofrem com a visão cansada em decorrência da labuta na roça”, disse Francisco Gonçalves, secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular.
‘Sim, eu posso!’
Implantado pelo Governo do Estado em oito municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, o programa ‘Sim, Eu Posso!’ é gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a coordenação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), detentor da metodologia de alfabetização inovadora.
O método de ensino foi concebido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac) que, aliado aos círculos de cultura da pedagogia de Paulo Freire, o ‘Sim, Eu Posso!’ ajuda jovens, adultos e idosos a vencer o analfabetismo em apenas oito meses.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias