CRIME

Prefeito é acusado de extrair ouro ilegalmente no MA

Marcelo Jorge Torres, prefeito do município de Godofredo Viana, estaria envolvido em extração ilegal de ouro em vários município do MA

Marcelo Jorge Torres, prefeito do município de Godofredo Viana (MA), a 557 km de São Luís, foi acusado pelo Ministério Público Federal de crime ambiental e formação de quadrilha. Ele mais seis pessoas estariam envolvidos em extração de ouro sem autorização. De acordo com as investigações do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), existem vários garimpos ilegais comandados pela quadrilha do prefeito em diversos municípios do Estado.
Na própria fazendo do prefeito, em Godofredo Viana, foi encontrado durante uma operação policial realizada em 2015 uma jazida sendo explorada ilegalmente. De acordo com os depoimentos, o próprio prefeito havia autorizado o garimpo no local, estabelecendo percentual aos garimpeiros que variava de 8 a 15% da arrecadação do ouro.
O laudo pericial constatou que o local do garimpo está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Reentrâncias Maranhenses e dentro da faixa de Amazônia Legal. De acordo com o documento, a atividade extrativa impacta os ecossistemas, principalmente pela retirada da vegetação e do solo.
Foram detectadas erosão das margens de um curso de água, assoreamentos e desvios, impedimento de regeneração da vegetação natural, compactação do solo, destruição do habitat natural de espécies da fauna e modificação do regime hídrico. Cerca de 90 hectares de vegetação foram suprimidos.
Operação
Durante o procedimento foram apreendidos diversos equipamentos utilizados na extração do minério, como detectores de metal e retroescavadeiras, além de uma espingarda, uma arma calibre 38 e 17 porções de crack. Foram presos em flagrante, na época da Operação, Carmindo Mendonça Camarço, Luís Cunha Nascimento, Antonio Wilson Albino de Sousa, Francisco das Chagas de Araújo Sousa e Erisvan Paiva Sousa. Quatro deles confirmaram o delito e a participação do prefeito que agora foi denunciado pelo Ministério Público Federal.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias