Obras

População aprova obras no Parque Sabiás

Entregues à população em julho deste ano, as obras melhoraram o escoamento de veículos para outras regiões da cidade.

Os tempos de agonia com água e lama invadindo as casas e desencadeando transtornos de toda a ordem fazem parte de um passado que a família do porteiro José Maria Silva, 49 anos, quer esquecer. Ao contemplar da porta de sua residência as melhorias estruturais proporcionadas à rua onde mora há mais de 30 anos, no Parque Sábias, seu José compara os tempos ruins de outrora com a felicidade de viver com mais dignidade em um local melhorado em diversos aspectos. As obras na região foram executadas pela Prefeitura de São Luís. Parte dos serviços também foi realizado através da parceria com o Governo do Estado.
O prefeito Edivaldo destacou que as obras integram as políticas públicas implementadas pela Prefeitura no que diz respeito à infraestrutura. “Estamos resgatando e tirando do isolamento áreas antes da capital que estiveram deterioradas por décadas. São benfeitorias que, além de proporcionar um melhor aspecto urbanístico aos bairros, dinamizar o comércio local e valorizar os imóveis, promovem ainda mais dignidade à população e elevam a autoestima dos moradores beneficiados pelos projetos”, disse o prefeito Edivaldo.
O titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, destacou que o Parque Sábias, área entre o São Bernardo e a Forquilha, foi um dos bairros da capital que saíram do zero em termos de infraestrutura urbanística. “Hoje esta comunidade vive um novo momento, após as obras executadas pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado,”, destacou o secretário. Os serviços realizados na região envolveram intervenções de drenagem profunda e superficial, requalificação e pavimentação asfáltica, construção de calçadas e meios-fios e implantação de um novo sistema de iluminação pública.
“Foram décadas esperando por esses serviços. Enfrentamos muitas chuvas que destruíam as ruas e inviabilizavam não somente o transitar pelas vias do bairro como também atrapalhavam nossas vidas. Muitas vezes tivemos que deixar a água baixar para poder sair de casa para o trabalho e outra atividade qualquer. O asfalto e a drenagem colocados aqui, realmente, nos proporcionaram benefícios maravilhosos”, relatou José Maria.
PONTE
Outra mudança no cenário da região é a ponte que interliga a Rua 10 do Parque Sabiás à Rua Santa Rosa, na Forquilha. Entregue à população em julho deste ano, a obra melhorou também o escoamento de veículos para outras regiões da cidade, como os bairros São Bernardo, São Cristóvão e Vila Brasil, por exemplo. A ponte foi construída após a obra de drenagem profunda, realizada com o objetivo de solucionar os graves problemas de alagamentos na área.
A melhoria da mobilidade urbana a partir das intervenções da Prefeitura é destacada também pela dona de casa Maria da Conceição de Sousa Pinho, 30. Para ela, as ações são as mais relevantes executadas no bairro desde que ela se mudou para lá com os três filhos, há cerca de dez anos. “Muitas vezes deixei de levar meus filhos pequenos à escola, porque as ruas, no período chuvoso, eram tomadas por lama e buracos que ficavam piores a cada enxurrada. Hoje, vejo tudo asfaltado, a água escoando direitinho, e fico feliz em saber que não enfrentaremos mais esses transtornos”, relata a dona de casa.
O histórico de ruas escuras e inseguras também ficaram para trás. Quem chega à noite no bairro percebe de imediato a diferença. A população aprovou. “Eu sou garçonete e sempre chego muito tarde da noite em casa. Tinha muito medo de caminhar pelas ruas do bairro a essa hora, mas enfrentava o pavor por falta de alternativa. A nova iluminação não apenas mudou a cara do nosso bairro como deixou as ruas mais seguras”, conclui Elivânia Aires Lindoso, 36.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias