ECONOMIA

Pesquisa revela que Natal deve atrair 72,7% dos consumidores

De acordo com a Fecomércio, apesar da possível queda nas vendas em relação a 2015, o Natal deve representar uma retomada da confiança dos consumidores

A pesquisa de intenção de consumo para o Natal realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com o Sebrae Maranhão, revela que 72,7% dos ludovicenses pretendem ir às compras em função da data. O que indica que sete a cada dez consumidores estão dispostos a comprar presentes nesse período. 
Na comparação com o mesmo período do ano passado os dados indicam uma redução de -8,09% nas intenções de comprar presentes. A pesquisa demonstra ainda que 20,8% não irão comprar produto e 6,5% não sabe ou não respondeu.
De acordo com a Fecomércio, apesar da possível queda nas vendas em relação a 2015, o Natal deve representar uma retomada da confiança dos consumidores em comparação aos meses anteriores deste ano, já que houve recuperação gradual de indicadores econômicos, reforçando a perspectiva de recuperação para o fim deste ano e início de 2017. Aliado a isso, o forte apelo emocional do período também contribui para a motivação e aquecimento das vendas.
“O ano de 2016 foi fortemente afetado pelo desemprego e endividamento. Por outro lado, pesquisas junto a empresários e consumidores demonstram que nos últimos meses houve uma recuperação no volume de vendas e na receita nominal do setor do comércio maranhense, o que demonstra uma recuperação pontual da demanda das famílias face o consumo. Além disso, os empresários estão mais confiantes e terão a oportunidade de planejar investimentos estratégicos para atrair os consumidores e aumentar as vendas”, explicou o presidente em exercício da Federação do Comércio do Maranhão, Marcelino Ramos Araújo.
O consumo
O levantamento da Fecomércio em parceria com o Sebrae, indica que 18,8% dos entrevistados demonstraram interesse em comprar apenas um produto, 29,4% afirmaram que devem comprar até dois produtos, 22,7% comprar três produtos, 9,2% comprar quatro produtos e 19,8% comprar cinco ou mais produtos. Em comparação ao ano de 2015, observam-se as reduções de -54,6% na intenção de comprar até um produto e de -8,13% entre aqueles com desejo de consumir até dois produtos.
A lista de produtos mais citados pelos consumidores para o Natal deste ano em São Luís é encabeçada por itens de vestuário com 60,7% de intenção de consumo e brinquedos com 31,6%. Os dois tipos de produtos que lideram a preferência do consumidor registraram, respectivamente, reduções de -1,94% e -8,14% nas intenções de compra em relação ao ano passado. Também aparecem nas escolhas dos consumidores neste ano os itens calçados/cintos/bolsas com 22,2%, perfumaria e cosméticos com 8,2%, livros com 3,7%, artigos de cama, mesa e banho com 3,4%, joias e relógios com 3,3%, celular/smartphones com 1,3% e aparelho de som e imagem (televisão, aparelho de DVD) com 1,2%.
Locais e pagamento
De acordo com a pesquisa, 44,5% dos consumidores pretendem comprar os presentes nas lojas de Shopping Centers, seguida pelas lojas do Centro Comercial com 40,1%, lojas de rua, bairro e galerias com 15,5%. Em relação ao ano passado, as lojas dos Shoppings experimentaram uma diminuição de -25,1% nas intenções de compras, enquanto as lojas do Centro Comercial apresentaram uma elevação de +35,5% nas indicações dos ludovicenses, assim como as lojas de rua, bairro e galerias que também avançaram +27,5% na preferência dos consumidores para o Natal deste ano.
A forma de pagamento preferida pelos consumidores para o Natal deste ano continua sendo a modalidade de pagamento à vista em dinheiro, que registrou 53,2% da indicação entre os entrevistados, tendo 38,8% optado pelo uso do cartão de crédito, 19,7% opta pelo uso do cartão de débito e 0,9% optado pelo uso de carnês/crediário em lojas como modalidade de pagamento. Em relação ao ano passado, a preferência pelo pagamento à vista em dinheiro aumentou 22,6% e pelo cartão de débito avançou 2,1%, enquanto a tendência pelo uso do cartão de crédito reduziu -23,0%.
O estudo também apontou quais os motivos que levam aos consumidores a entrarem nas lojas e efetuarem as compras. Para 51,9% dos entrevistados, as promoções são o fator primordial no momento das compras, já 29,9% apontam para os preços como o fator que mais influencia nessa hora, seguido das vitrines (21,8%), qualidade dos produtos (17,3%), variedades (12,1%) e a recepção dos vendedores (6,3%).
A pesquisa de intenção de consumo para o Natal entrevistou 700 pessoas na capital maranhense entre homens e mulheres com mais de 18 anos nos principais pontos de circulação de consumidores na cidade. A margem de erro da amostra é de 3,7% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
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