Privatização

Parques naturais devem ser privatizados no Maranhão

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a administração dos espaços por instituições privadas seguirá o exemplo do que ocorre em Foz do Iguaçu (PR)

Após o anúncio do Governo Federal de que o Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado, de São Luís, está na lista de aeroportos do país que serão leiloados ou concedidos à administração privada, é a vez do Parque dos Lençóis, em Barreirinhas, e da Chapada das Mesas, em Carolina, serem cotado para a privatização.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, a administração dos espaços por instituições privadas, seguirá o exemplo do que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) e outros lugares, a fim de que haja um controle mais efetivo e eles possam gerar suas próprias receitas para manutenção e fiscalização.
Outro modelo que será adotado nos parques naturais maranhenses será o de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde os serviços de visitação são explorados por empresas privadas.
Lençóis Maranhenses
Há um projeto sobre a privatização em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e que deverá ser apresentado em 2017.
Segundo o Ministério, a privatização não englobará a posse do patrimônio natural, mas apenas a sua conservação e exploração econômica por parte de instituições “identificadas com o meio ambiente”.
Entretanto, a rede ICMBIO, responsável hoje pela gestão do Parque dos Lençóis, afirmou que a proposta dificilmente passará, por conta da resistência popular sobre o tema.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias