ARBORIZAÇÃO

Mudas de ipês são plantadas em praça na Lagoa da Jansen

A ação é parte as obras de urbanização e revitalização da área, que estão sendo realizadas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura

A Prefeitura de São Luís está plantando 30 mudas de ipês na área da Praça Frei Antônio, na Lagoa da Jansen. A ação é parte as obras de urbanização e revitalização da área, que estão sendo realizadas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Na manhã desta sexta-feira (11) foram plantadas as dez primeiras mudas, das trinta que devem integrar o projeto paisagístico da região.
Desde o início do ano, a Prefeitura de São Luís já contabiliza cerca de 300 mudas, entre ipês, alamandras e palmeiras, plantadas na região da Lagoa da Janses. O plantio é uma ação do programa “São Luís, Cidade Jardim”, coordenado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). O plantio das primeiras mudas foi acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, que destacou que as árvores vão embelezar a cidade e tornar o ambiente, antes um ponto de descarte irregular de resíduos, um espaço mais agradável.
“Este espaço vai ficar totalmente diferente do que era antes, com as obras de urbanização e as intervenções de paisagismo e iluminação que estão sendo feitas com a parceria entre Governo e Prefeitura. Esta ação também é uma sequência do trabalho de reforma e construção de praças que o prefeito Edivaldo tem feito durante a sua administração”, destacou a primeira-dama.
CONSCIENTIZAÇÃO
O presidente do Impur, Luis Borralho, reforçou que um dos objetivos é chamar a atenção da população para as questões ambientais e para o plantio consciente. “O plantio feito hoje em São Luís obedece a critérios e metodologias específicas. Temos equipes trabalhando no Plano de Arborização de São Luís, com essas diretrizes que vão garantir a harmonização dessas ações”, explicou o gestor.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou a importância da parceria para melhoria da infraestrutura de São Luís. “Em governos anteriores, o Estado e município não trabalhavam em parceria e a população era a principal prejudicada. Agora isso mudou. O trabalho do governador Flávio Dino em parceria com o prefeito Edivaldo otimiza a aplicação dos recursos públicos e agiliza a busca de soluções. Ambos somam esforços na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, observou Noleto.
BENEFÍCIOS
A Praça Frei Antônio será um espaço de lazer e integração da população, nos moldes do que já acontece na Praça da Lagoa, também construída pelo Governo com parceria da Prefeitura.
Os moradores que vivem próximo à praça estão felizes com o trabalho que está sendo realizado no local. A rua no entorno do espaço já ganhou calçamento em bloquete e a praça, quando os serviços forem concluídos, vai ganhar playground, área de convivência, bancos e ficará mais iluminada.
“Para nós, que vivemos aqui, essa é uma obra de muita relevância para o local. A Lagoa da Jansen é um espaço muito bonito, mas esse local, em especifico, era bem feio e mal aproveitado. Agora vai ganhar o valor que merece”, disse a comerciante Maria da Graça Martins que mora no local há 23 anos.
A manicure Rosa de Fátima Ramos, que também mora no local há mais de 20 anos, também aprovou. “Aqui era um depósito de lixo e agora vai ser uma praça bem arborizada. Para mim, é uma obra de muito valor. Vamos ter mais uma área de lazer”, disse, feliz.
“Antes a gente sai de casa e só via lixo. Agora, mesmo os serviços ainda em fase de conclusão, já podemos ver que vai ficar muito bonito”, completou o estudante, Samy Pereira, que mora em frente ao local onde está sendo construída a praça.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias