Olimpíada do Conhecimento

Maranhenses apresentam inovações a investidores

Os projetos biscoito recheado de açaí e painel para revestimento cerâmico poderão sair do papel direto para o mercado consumidor

Os dois projetos inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) que disputam a mostra nacional Inova SENAI, foram apresentados neste sábado, 12, a empresários em Brasília, Distrito Federal.
O Biscoito Integral Recheado com Açaí e o Painel Articulado para Revestimento Cerâmico competem entre 30 ideias inovadoras na mostra, que é uma das competições da Olimpíada do Conhecimento. O evento segue até este domingo, 13.
As equipes inovadoras precisaram vender seus projetos de produtos para empresários e executivos em apresentações de apenas três minutos. O objetivo foi de impressionar aqueles que poderão comercializar ou financiar suas ideias, os chamados investidores anjo.
“O SENAI-MA é uma instituição inovadora e trabalha incansavelmente na busca da melhoria contínua da qualidade da educação profissional. Para tanto, promove ações desafiadoras com foco no desenvolvimento das capacidades técnicas e de gestão, incentivando a criatividade e o empreendedorismo dos alunos e docentes. Acredito que, assim com obtivemos excelentes resultados nas seletivas da WorldSkills, teremos as condições necessárias para alcançarmos êxitos na próxima etapa da Olimpíada do Conhecimento”, afirmou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.
Maranhenses apresentam ideias inovadoras
Maranhenses
O Biscoito com Recheio de Açaí Integral Light foi desenvolvido no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI do Distrito Industrial (SENAI – CEPT DI), em São Luís, pelos instrutores da área de alimentos José Leodoro Júnior e Marilane Souza, em conjunto com as estudantes da entidade, Francisca das Chagas e Danerly Sales. Alto valor nutricional, recheio inédito no mercado e ausência de sódio e gordura no produto são alguns dos diferenciais apresentados pela equipe. Além disso, o biscoito não contém lactose.
“Além de gostoso, ainda é saudável, e isso é o mais as pessoas buscam nos alimentos hoje em dia”, elogiou o professor universitário de Brasília, Daniel Coelho, ao provar o biscoito em sua visita à Olimpíada do Conhecimento.
Já o Painel Articulado para Revestimento Cerâmico, elaborado pelo instrutor do SENAI – CEPT DI, Jefferson Protázio, e pelas alunas Warllife Santos e Raiane Luna, do curso Técnico de Edificações, foi desenvolvido para treinamentos na área da construção civil. Sua maior vantagem é no ensino-aprendizagem, pois os alunos passam a aplicar o revestimento cerâmico no painel, eliminando a parede de alvenaria, reduzindo gastos desnecessários de tempo e material.
O programador brasiliense, Emerson Krinsky, aprovou a inovação. “Eu fiz um curso de pedreiro uma vez e a gente teve que quebrar a parede inteira da turma anterior para aplicar o revestimento cerâmico de novo. Achei muito bem bolado esse painel, você faz tudo nele, evita desperdício de material. Muito interessante”, afirmou.
Além da chance de atrair investidores, os competidores do Inova SENAI receberão notas dos integrantes de uma bancada julgadora composta, entre outros, por representantes de fundos investidores em Startups (empresas jovens e inovadoras), do grupo Boticário, da Votorantim Cimentos e do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae).
Haverá ainda o resultado da votação do público visitante da Olimpíada, que pode demonstrar sua preferência pelos projetos votando em totens espalhados pelo local. A equipe vencedora da votação popular ganhará notebooks e um curso no valor de R$ 2 mil.
Para votar nos projetos do Maranhão, basta acessar o site www.fiema.org.br, clicar no banner da votação e escolher a equipe e os projetos do estado.
O Maranhão tem 21 competidores na Olimpíada do Conhecimento. Eles disputam em quatro competições. Além do Inova SENAI, também estão no Desafio por equipes, na área de Roupa Multifuncional, onde precisam criar roupas customizadas; no Desafio individual, nas ocupações padeiro, costura e operador de computador para Pessoa com Deficiência; e no
Festival SESI de Robótica FLL
Esta é a 9ª edição da Olimpíada, considerada a maior competição de educação profissional das Américas. Cerca de 1.200 competidores de cursos técnicos do SENAI e dos Institutos Federais do país participam da competição, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília-DF.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias