Emprego

Maranhão precisa qualificar trabalhadores da indústria

Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo SENAI, mostra profissões e áreas em alta nos próximos ano

O  Maranhão terá de qualificar 145.731 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. Esses profissionais trabalham na indústria ou em atividades de serviços ou comércio que atendem direta ou indiretamente ao setor industrial.
As áreas que mais vão demandar formação profissional no estado devem ser construção (66.646), meio ambiente e produção (24.595), metalmecânica (15.578), alimentos (9.547), energia (6.991), veículos (4.779), vestuário e calçados (4.595), tecnologias da informação e comunicação (4.196), madeira e móveis (2.844), petroquímica e química (2.401), mineração (2.150), papel e gráfica (934) e pesquisa, desenvolvimento e design (475).
Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição.
A pesquisa também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. Em todo o Brasil, será necessário qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nesse período.
A demanda por formação inclui a requalificação de profissionais que já estão empregados e aqueles que precisam de capacitação para ingressar em novas oportunidades no mercado.
“O estudo demonstra a vitalidade do mercado de trabalho no Brasil no horizonte dos próximos quatro anos. Profissionais qualificados terão mais chance de aproveitar as oportunidades que surgirem quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações”, afirma o diretor-geral do SENAI e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.
Para atender a demanda no Maranhão, o SENAI está se preparando para formar mais de 200 mil alunos em cursos nas modalidades técnica, qualificação profissional, aperfeiçoamento e iniciação profissional.
“O SENAI-MA oferta cursos técnicos convergentes com a demanda apresentada pelo Mapa do Trabalho Industrial, destacando as áreas de Meio Ambiente e Produção (com o curso técnico de Segurança no Trabalho), Construção, Energia, Metalmecânica, Alimentos e Tecnologias de Informação e Comunicação”, afirmou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.
De acordo com o gestor, ainda há oferta no SENAI-MA para formação profissional nas áreas de Veículos e Vestuário, totalizando a previsão de 118 mil matrículas em todas as áreas citadas, no período de 2017 a 2020, nas modalidades técnica e de qualificação.
“Com esse objetivo, estamos investindo aproximadamente R$ 50 mil na melhoria da nossa base tecnológica, aquisição e instalação de modernos laboratórios, além da capacitação do nosso quadro docente. Com isso, teremos alunos cada vez mais preparados para o desafio do mundo do trabalho”, ressaltou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias