Filamtropia

Maçonaria do Maranhão homenageia fundadores

Os maçons José Gomes e Benedito leite são os únicos ainda vivos que participaram da fundação da entidade no Maranhão

Em uma cerimônia solene, nesta sexta-feira (19), os fundadores da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, José Gomes e Benedito Lemos são agraciados na sede da entidade no Bequimão com o título de Grão-mestre-Ad-Vitam, o qual é concedido de forma exclusiva pelo Grão-mestre em atividade, O Sereníssimo Ubiratan João de Castro.
Figuras de importância na história da Maçonaria no estado, os maçons José Gomes e Benedito leite são os únicos ainda vivos que participaram da fundação da entidade no Maranhão, por isso o título Grão-mestre-Ad-Vitam, que é uma homenagem de caráter honorário, é dada pelo Grão-mestre, que destaca o valor da homenagem.
“O José Gomes e o Benedito Lemos são figuras de importância para a Maçonaria, os dois já estão bem idosos, mas continuam frequentando sempre a entidade, e essa homenagem tem seu valor honorifico por todo o trabalho prestado por eles em tantos anos. Apesar de nenhum nunca ter passado pelo cargo de Grão-mestre, visto que esse cargo é escolhido através de eleição, eles receberão por mim, nas minhas atribuições de Grão-mestre em exercício, essa honra pela importância particular e relevantes serviços prestados”, explica Ubiratan João de Castro.
No evento o engenheiro mecânico e bacharel em matemática, José Maria Fortes Braga, maçom há 31 anos, será empossado com o título de Eminente Grão-mestre adjunto.
O Grão-mestre adjunto é um cargo de importância dentro da entidade, que seguindo uma ordem hierárquica muito organizada, deve ser o responsável por guiar os projetos e obras da maçonaria durante alguma inviabilidade do Grão-mestre, a escolha do Grão-mestre adjunto é feita a partir de serviços relevantes dentro da maçonaria assim como o tempo filiado a entidade, avaliados e indicados pelo próprio Grão-mestre.
José Maria Fortes Braga tem 63 anos, é casado com dois filhos, e dentro dos 31 anos vinculados a maçonaria, muitas histórias e um grande comprometimento com as realizações da entidade. Iniciando como maçom na loja n°37, Caridade e Justiça no município de Carolina, José atualmente faz parte da loja n°27, Deus Pátria e Liberdade no bairro do Vinhais, na capital.
Ele conta que suas principais prioridades como Grão-mestre adjunto serão de acompanhar de perto todo o planejamento e obras realizadas pela entidade, “Colocando a obediência ao Sereníssimo Grão-mestre como fundamental, pretendo estar sempre próximo nas reuniões, planejamentos e principalmente dando continuidade a todos os projetos e trabalhos que o Sereníssimo já vem consolidando há um tempo, principalmente as obras sociais e de amparo às pessoas carentes”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias