Direito

Jornalismo e advocacia são temas de palestra da OAB

Palestra tratará da importância da valorização das prerrogativas para o exercício do direito e da comunicação

A valorização das prerrogativas de duas profissões com importante papel social em regimes democráticos será tema de evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão (OAB/MA).
Em visita a O Imparcial na manhã de hoje (08), o vice-presidente da OAB/MA, Pedro Augusto Souza de Alencar, destacou a importância das prerrogativas nas áreas de atuação do jornalista e o do advogado.
Marcada para acontecer ao final de novembro, a palestra é voltada tanto para profissionais da advocacia, quanto do jornalismo, visando aproximar os conhecimentos de ambas as carreiras.
Para o advogado, as duas profissões utilizam ferramentas que trabalham em busca de um impacto positivo para a sociedade. “A profissão do advogado é essencial na prestação da justiça na sociedade. O jornalista, no âmbito de sua profissão, também tem o direito de proteger suas fontes, no exercício do papel social”, disse.
O evento é organizado pela Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, que tem como presidente o próprio Pedro Augusto Souza de Alencar. Ele defende a necessidade da discussão das diretrizes dessas profissões para seu pleno exercício de direito em tempos de instabilidade.
“O que impede essa inversão de valores, essa desvalorização das causas coletivas, da democracia, do jornalismo, o que impede tudo isso, é o nosso papel de ir contra e caminhar consciente pela sociedade, igualando condições nas instâncias jurisdicionais e nos poderes públicos”, destacou Pedro de Alencar.
A entidade também pretende trazer a São Luís, entre dezembro e fevereiro, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, para contribuir com as discussões da área.
Ocupação de escolas
Outro tema de extrema importância para o país, trata das reivindicações da comunidade estudantil contra viabilização de leis que podem comprometer direitos sociais. A OAB/MA foi procurada para atuar como mediadora no caso das ocupações de escolas no estado.
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem participa, nesta quarta-feira (09), de encontro com os secretários de estado de Direitos Humanos, Educação e entidades representantes dos estudantes.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias