Novembro Azul

Hospitais estaduais realizam ações de prevenção ao câncer

O conjunto de ações integra a programação preparada para orientar a população sobre os riscos do câncer de próstata e pênis

A campanha Novembro Azul mobiliza unidades de saúde do interior do estado com palestras focadas na saúde integral do homem, consultas urológicas e realização de exames de PSA.
Este conjunto de ações integra a programação preparada para orientar a população sobre os riscos do câncer de próstata e pênis, a importância de realizar exames preventivos (sangue com PSA e toque) em homens a partir dos 50 anos e os cuidados com alimentação e hábitos de vida.
No município de Timon, as atividades iniciaram no último dia 05 de novembro com palestra sobre a ‘Saúde Integral do Homem’ para pacientes e servidores do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco e desde o dia 07, 40 consultas urológicas diárias são realizadas acompanhadas de exames de toque digital da próstata e dosagem do PSA no sangue.
O diretor da unidade, Danísio de Sousa, afirma que a meta da campanha deste ano é superar o quantitativo de atendimento obtido no ano passado, que foi de 462 consultas. “O objetivo do ‘Novembro Azul’ 2016 é ultrapassar as 462 consultas feitas em 2015, colaborando ainda mais para reduzir este tipo de câncer na população masculina timonense”, garantiu o diretor.
Em Santa Inês, o Hospital Macrorregional Tomás Martins começou hoje uma sequência de palestras sobre prevenção do câncer de próstata. Nas datas 17 e 23 de novembro, pacientes, acompanhantes e funcionários ainda terão a oportunidade de se informar sobre a doença com mais duas palestras.
As atividades são gratuitas e ministradas por diversos profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, serviço social e nutrição. Além disso, haverá distribuição de material informativo nas dependências da unidade com orientações nutricionais, diabetes e pressão alta e a importância de realizar exames preventivos para homens a partir dos 50 anos.
A população masculina de Coroatá pode ir ao Hospital Macrorregional do município no próximo dia 19 para participar do mutirão de consultas urológicas. Além das consultas, palestras em dois bairros (Palmeira torta e Areal) e na unidade de saúde estão programadas. Já para o encerramento, o hospital organiza um passeio ciclístico no dia 25.
Cem consultas foram agendadas para homens acima dos 45 anos no Hospital Macrorregional de Coroatá com dois urologistas a disposição. O diretor geral do Hospital Macrorregional de Coroatá, Francisco Bezerra, ressaltou a importância de o homem procurar o especialista quando atingir esta faixa etária.
“Como inicialmente não há sintomas, é sugerido que todos os homens a partir dos 45 anos sejam avaliados, anualmente, por meio do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. É um câncer silencioso que precisa ser prevenido o quanto antes”.
O urologista do Hospital Macrorregional, Silvio Sousa, que atenderá as consultas do mutirão, salienta que o evento Novembro Azul quebra as barreiras do preconceito que muitos ainda possuem ao procurar um urologista. “A sociedade machista dificulta a redução de casos, por isso a campanha Novembro Azul é fundamental para auxiliar na quebra deste preconceito e acaba tratando da saúde masculina como um todo, alertando para outras doenças típicas do homem”, disse.
Baixada Maranhense
A população masculina da Baixada Maranhense terá acesso a dois mutirões preventivos que serão realizados no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), nos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro. Os mutirões serão acompanhados por palestras sobre higienização e prevenção do câncer de próstata.
Em 17 e 18 de novembro, o hospital realizará mutirão de PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que auxilia no diagnóstico de alterações na próstata. Nos dias 22 e 23, o mutirão disponibilizará exames de ultrassonografia. A expectativa é que sejam atendidas 100 pessoas em cada mutirão.
Paralelo a essas ações, os profissionais da unidade de saúde ministram palestras sobre higienização e prevenção do câncer de próstata e fazem distribuição de material informativo com orientações sobre a saúde do homem.
Outras unidades
O Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto em Imperatriz, Hospital Regional de Grajaú e o Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão realizam também palestras sobre o câncer de próstata e pênis. Em Caxias, nos dias 22 e 23, os caxienses podem procurar o Hospital para consulta com urologista e realizar logo após o exame de PSA e toque.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias