SERVIÇOS

Governo realiza emissão de documentos no mutirão do Mais IDH

Serviços serão levados aos municípios de Pedro do Rosário, Governador Newton Belo e Serrano do Maranhão.

A partir desta segunda-feira (21), o Governo do Estado através do Viva, realiza nova rota de atendimentos por meio das unidades móveis. Desta vez, o órgão fará emissão de documentação básica em Pedro do Rosário, Governador Newton Belo e Serrano do Maranhão, como parte das estratégias do Plano de Ações ‘Mais IDH’.
Em Pedro do Rosário, os atendimentos serão realizados no Sindicato dos Funcionários Públicos, que fica na Rua Santo Antônio, s/nº, Centro. Já em Governador Newton Belo, será na Câmara Municipal de Vereadores, Avenida JK, s/nº, Centro. Em Serrano do Maranhão, a população terá acesso aos serviços do Viva no Centro Cultural, na Câmara Municipal de Vereadores, na Avenida das Palmeiras, 345 – Centro. Foram realizados 10.865 atendimentos.
Por meio das unidades móveis serão oferecidos os serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.

É importante lembrar que para acessar os serviços, o cidadão deve estar com os documentos originais. Para solicitar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento original ou certidão de casamento. A primeira via é gratuita, e a segunda via custa R$ 32,83. Para emitir o CPF, o solicitante também deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A primeira e a segunda via são gratuitas.

Para menores de idade, é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis. E para maiores de 18 anos, é exigida a apresentação de título de eleitor ou comprovante de votação.

Para o atendimento aos municípios do ‘Mais IDH’, o Viva esteve recentemente em Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Milagres do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, Lagoa Grande, Fernando Falcão, São Francisco do Maranhão e Jenipapo dos Vieiras. Foram realizados 10.865 atendimentos.

“O acesso à documentação básica é essencial para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas do governo e às políticas públicas. Sem o RG é como se o cidadão nem existisse. Por isso uma ação como essa, que vai levar os serviços de cidadania e outros benefícios é tão importante para mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou Duarte Júnior, diretor geral do Viva.

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