Novembro pela Paz

Governo realiza ações para união e paz no MA

O evento vai promover uma série de ações incluindo palestras, debates e shows, em vários espaços em 18 municípios, incluindo Capital

Divulgar a cultura da paz com medidas pela promoção da justiça e respeito aos direitos humanos estão na pauta da programação do ‘Novembro pela Paz’. O evento vai promover uma série de ações incluindo palestras, debates e shows, em vários espaços da capital e em mais 17 municípios do interior maranhense.
Na ocasião, será promovida a 4ª Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Este centro promove o debate nacional do tema e por meio dos encontros estaduais define os representantes que participam do evento nacional. O ‘Novembro pela Paz’ é uma iniciativa do Governo do Estado, envolvendo diversas secretarias.
O governador Flávio Dino participa do evento, reunindo com representantes do Comitê Executivo do Cebrapaz, para debater o tema, no Palácio dos Leões, a partir das 20 horas. Haverá programação ainda no Hotel Louzeiros e Teatro Arthur Azevedo, com programação a partir das 8h30.
A Conferência do Conselho Mundial da Paz, Assembleia da Seccional Brasileira e reunião do Comitê Executivo do Conselho Mundial pela Paz integram o cronograma de ações pelo debate a serem promovidos no ‘Novembro pela Paz’.
Ainda no evento, apresentações culturais de Chico Nô, Célia Sampaio, grupos musicais, Bumba Boi e Tambor de Crioula. A comunidade terá participação especial no evento nos debates propostos e como contribuinte para a elaboração de medidas com objetivo de alcançar a paz em todas as esferas.
Esta é uma oportunidade de mobilizar a sociedade, estimular o debate e difundir o comportamento de paz nas comunidades, explica o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SDHPP), Francisco Gonçalves.
“A justiça social, os direitos humanos e a segurança pública são os pilares para a construção de relações de paz, da convivência fraterna e do espírito solidário”, enfatizou Gonçalves. Na ocasião, entidades nacionais e internacionais vão discutir medidas pela defesa das soberanias nacionais, autodeterminação e solidariedade entre os povos.
Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz e da Cebrapaz, ressalta a iniciativa exitosa do governo em fortalecer a cultura da paz no Maranhão, conscientizando a população sobre a importância da solidariedade e humanidade entre os povos. “É uma convergência de muitos esforços e sentimentos com um objetivo único de reforçar a luta pela paz mundial e o governo está alinhado nesse fortalecimento pela cultura da paz”.
O encaminhamento de ações de mobilização contra ameaças à paz mundial nos cinco continentes também constam da pauta local. Estão envolvidas ainda as secretarias estaduais de Esporte e Lazer (Sedel), Cultura e Turismo (Sectur), Igualdade Racial (Seir), Juventude (Seejuv), Secretaria da Mulher (Semu), Segurança Pública (SSP), Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP), Secretaria da Saúde (SES), além do Centro de Cultura Negra (CNN), entre outras instituições.
Etapas
As ações do ‘Novembro pela Paz’ tiveram início com a ‘Taça Ilha Favela, evento esportivo realizado em parceria com a Central Única de Favelas (Cufa). Participaram equipes dos bairros Cidade Operária, Sá Viana e Coroado, reunindo 32 times e 512 jovens, atingindo, direta e indiretamente mais de 10 mil pessoas.
Na ocasião do lançamento, centenas de jovens puderam participaram de oficinas, palestras e do show do rapper Dexter, que se apresenta por todo o país realizando shows e palestras para jovens de comunidades.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias