Além da banda pernambucana Nação Zumbi, estarão em São Luís para a edição de 2016 do Festival BR 135/Conecta Música, Liniker e os Caramelows (SP), o Imorrível Di Melo (PE), DuSouto (RN), VengaVenga (SP) e Bruno Batista (MA). E ainda as 15 atrações selecionadas. Tudo isso em três dias, de 24 a 26 de novembro, na Praça Nauro Machado, centro histórico da capital maranhense.
O BR135 é uma realização da dupla Criolina e integra o programa Vivo Transforma, com patrocínio da Vivo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Isso sem contar os nomes dos participantes do Conecta Musica, a etapa de formação que abrange palestras, oficinas e encontros entre artistas, produtores e jornalistas de várias cidades brasileiras debatendo sobre arte, cidadania, música, cultura digital e jornalismo cultural.
Nomes confirmados: Roberta Martinelli (TV Cultura e Rádio Eldorado), Alexandre Mathias (blog Trabalho Sujo), Marcelo Costa (blog Scream&Yell), Maurício Garcia (Virada Cultural SP), Júlio Barroso (Ocupa Minc RJ), Alexandre Rossi (Circo Voador RJ), Marcel Arêde (Amplicriativa).
O evento segue na estrada de som ocupando o centro histórico como forma de resistência cultural por meio da arte. “Além da música, nesta edição 2016 outras linguagens estarão nos palcos e na rua em um amplo painel das várias linguagens e formas de expressão. Nossa ideia é mostrar que a estrada do festival está aberta para os artistas que resistem fora da indústria cultural”, explica Luciana Simões, realizadora do evento ao lado de Alê Muniz.
Fora do palco a arte também estará em exposição na feira criativa, que reunirá no entorno diversos pequenos negócios que representam a economia criativa relacionada ao mundo da música e ao universo dos shows de rua, como comércio de camisetas, brechó, foodtruck e cervejas artesanais.