PRESERVAÇÃO

Estudantes vencem Feira de Inovações com projetos de reuso da água

Equipe ganhadora desenvolveu dois sistemas para o reaproveitamento de água em competição no parque botânico da Vale, em São Luís.

Oito estudantes de uma escola particular conquistaram o primeiro lugar na II Feira de Inovações Sustentáveis 2016, que é organizada pelo Parque Botânico da Vale de São Luís. Evento ocorreu na última sexta-feira, dia 28, das 9h às 12h.
A conquista veio com o projeto “Ações teóricas e práticas para uma sensibilização ao consumo de água pela sociedade”, e teve o objetivo de conscientizar sobre o uso racional e sustentável da água, assim como a preservação de sua qualidade e práticas de reaproveitamento.
Sob a supervisão dos professores Marcelo Benício (geógrafo) e Fagner Prata (bioquímico), os estudantes da escola Ana Neri Educação Profissional desenvolveram dois sistemas para a redução do desperdício de água na instituição, através do reaproveitamento de garrafas PETs de refrigerante com capacidade de 1,5 litros colocadas dentro das descargas de sanitários dos banheiros. “O intuito é a redução do desperdício de água em até 1,5 litros por cada ato de descarga que for feito”, explicou Benício.
O outro projeto foi a implantação de um sistema de captação, armazenamento e reuso da água dos condicionadores de ar para a limpeza das dependências e irrigação do jardim da escola. “O objetivo é reduzir o gasto na conta de água e a valorização ambiental que se ganha com o reuso destas águas que se descartaria nos esgotos da cidade”, afirmou o professor orientador Fagner Prata.
“Foi muito gratificante poder desfrutar com todos esse momento tão importante. Expresso minha sincera gratidão a todos que contribuíram para essa vitória, pois ao decorrer desse projeto houve um intercâmbio de conhecimentos e lições que levarei para o resto da vida”, contou o estudante Lucas Sousa.
Para Naiana Louzeiro, que cursa o técnico em enfermagem e integra a equipe vencedora, participar do projeto serviu para agregar conhecimentos. “Muito obrigada pela oportunidade, foi maravilhoso. Estou muito feliz não só pelo resultado, mas pela experiência. A vitória só foi um mérito, mas o aprendizado não tem comparação. Aprendi muito não só com os professores, mas com todos”, disse a estudante.
Além do troféu de campeões, os estudantes também ganharam um kit de educação ambiental e um passeio pelo Parque Botânico da Vale.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias