Espetáculo A Carroça é Nossa abre Festival Maranhense de Teatro Estudantil

Peça foi contemplada pelo edital do Prêmio Funarte Artes na Rua em 2012

Com uma narrativa que resgata lendas e canções do imaginário popular maranhense, o espetáculo A Carroça é Nossa abre nesta segunda-feira, dia 21, a vigésima edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Femate), uma realização do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem). A abertura será realizada na Praça Nauro Machado, centro histórico de São Luís, a partir das 19h.
A Carroça é Nossa é um espetáculo de rua produzido pelo grupo maranhense Xama Teatro que conta a história de uma carroça que percorre praças e ruas transportando quatro destemidos personagens em busca de seus sonhos. Nessa busca, eles chegam a importantes descobertas sobre suas origens. A peça foipresentada pela primeira vez em 2007.
O enredo do espetáculo começa com um sonho de Pedoca, em que vê a si próprio, cantando, tocando sanfona e sendo feliz, em uma carroça puxada por um burro. Desperto de seu sonho, ele encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha, que sonha encontrar um amor verdadeiro; Joaninha, que quer proteção e Cecé, cujo sonho é encontrar uma família. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça. Foi desenvolvido coletivamente a partir do estudo da narrativa, musicalidade e imaginário popular maranhense. Trata-se de uma carroça que percorre praças e ruas transportando quatro destemidos personagens, que partem pelo mundo a procura de um burro que possa levá-los até os seus sonhos. Nessa busca, eles chegam a importantes descobertas sobre suas respectivas origens. Xama Teatro O grupo é uma associação civil, com personalidade jurídica própria, de fins artístico-culturais e não lucrativos. Constituem objetivos e finalidades da Associação, contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no Estado do Maranhão, promover e incentivar o desenvolvimento da pesquisa e criação.
Premiação
A premiação do festival acontecerá no dia 30, às 17h, no Cine Teatro da Cidade, na Rua do Egito, 144, Centro. Os vencedores nas categorias de melhor ator e atriz, melhor diretor, ator e atriz revelação, melhor figurino, cenário e melhor espetáculo serão premiados com o troféu “Cosme Júnior”, além de receberem certificados e bolsas de estudos para o Curso Técnico em Arte Dramática do Cacem, com duração de dois anos e meio.
Espetáculos no João do Vale
ta-feira, dia 25, os espetáculos da 20ª edição do Femate serão apresentados no Teatro João do Vale, Rua da Estrela, 283, Centro Histórico, a partir das 14h, com entrada franca. Participam do festival 19 escolas, 15 de São Luís, dois de Alto Alegre do Pindaré, um de Paço do Lumiar e um de Miranda do Norte.
Voltado para as escolas do ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual, federal, privada e comunitária, o Femate é uma mostra competitiva que incentiva o teatro na escola, formando atores e também apreciadores da cultura, facilitando o contato do jovem com diversas linguagens artísticas.
O Festival de 2016 terá como tema “A dramaturgia maranhense permeando a escola”. “As montagens serão voltadas para a dramaturgia maranhense e a valorização de autores do clássico ao contemporâneo, revitalizando e incentivando os novos talentos”, informou o diretor do Cacem, Josimael Caldas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias