QUEBRANDO A ROTINA

Descontração na véspera do Enem em São Luís

Alguns cursos promovem entretenimento visando o relaxamento dos estudantes na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado neste fim de semana. Durante dois dias mais de 9,2 milhões de estudantes estarão nas escolas para decidirem o futuro. Na reta final, estudantes e professores aproveitam o momento para saírem da zona de estresse buscando obter momentos de lazer e distração nessa etapa decisiva.
Alguns cursos da capital dão valor ao momento de descontração e entretenimento para os estudantes. Na quinta-feira, alunos de um cursinho particular da capital tiraram o dia para realizarem um momento de diversão com prática de esporte e lazer e esquecerem, por um dia, toda a rotina monótona da maratona do vestibular 2016: “É importante os alunos terem esse momento. É a grande decisão da vida deles e tirar essa tensão e nervosismo, nessa altura do campeonato é mais do que justo. Unido a esse momento de descontração, acreditamos que poderão fazer uma prova relaxada e bem mais calma”, relatou a coordenadora do Cursinho. Hoje, na última aula o curso realizou um momento de reflexão e oração, transmitindo toda a positividade para os futuros universitários.
Juliane Perdigão, estudante

Alguns alunos, há mais de três anos, almejam o curso de medicina e mesmo com toda dificuldade perseveram no caminho em busca de realizarem o tão aguardado sonho. É o caso da estudante Juliane Perdigão, que dedica mais de 15 horas de estudo para conseguir realizar seu objetivo. “Presto vestibular desde 2014 e olha não é fácil! Uma concorrência desleal. Um estudo intenso, sem falar na pressão psicológica do medo, de mais uma vez, não conseguir. Porém, este ano me entreguei ao máximo com cerca de 15 horas ou mais de estudos e com fé em Deus pretendo conseguir a minha tão sonhada vaga em Medicina”, confessou a estudante.

João Pedro, estudante

O estudante João Pedro, 18 anos, realiza o Enem há quatro anos pleiteando uma vaga no curso de engenharia civil em universidade pública fora do estado. “Desde criança almejo o curso de engenharia civil. Porém, devido à qualidade do ensino público do Maranhão, planejo fazer a graduação fora do estado. Nem acredito que o Enem já está chegando, confesso que o nervosismo e a ansiedade tomam conta de mim, mas creio que este ano dará tudo certo”.

O estresse e a ansiedade são as reações mais comuns para os estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pressão externa, emocional ou física são monstros enfrentados para quem irá prestar a prova que é o passaporte para a universidade. Segundo a psicóloga Evelyn Lindhom, o grau da ansiedade pode chegar até a paralisar o estudante, o impossibilitando de fazer a prova. “A ansiedade pode atrapalhar no desenvolvimento de ideias ou acesso ao conteúdo estudado, pois causa agitação mental. A fixação em sentimentos negativos é outro resultado que pode produzir a sensação de que não vai conseguir, e isso por si só já vai atrapalhar”, relatou a especialista.
Dicas 
Evelyn Lindhom listou dicas que podem diminuir a tensão e a ansiedade:
  • Realizar os estudos por etapas, não deixando tudo para última hora;
  • Se alimentar de forma leve antes da prova;
  • Ter o descanso necessário na noite anterior,
  • Um alongamento leve pode ajudar a diminuir a tensão no momento da prova e pensar nas etapas que o fez chegar até onde está sem focar tanto apenas no resultado e nos benefícios ou malefícios que passar lhe trarão.
Horário do Enem
O Enem 2016 acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A prova tem início às 13h30 do horário oficial de Brasília. Quem é sabatista precisa chegar à mesma hora que os outros participantes e aguardar para começar a prova às 19h. No maranhão não seguirá o Horário de Verão.
No sábado e domingo, o estudante precisa estar pelo menos meia hora antes no local onde vai fazer o Enem. Também não deve esquecer os documentos e a caneta esferográfica preta. É bom levar um lanche leve e água. Lembrando que na nossa região, por não ter horário de verão os portões fecham ao meio dia em ponto.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias