Conferência

Conferências pela paz serão realizadas em todo o Maranhão

Serão realizadas ações em 18 municípios, incluindo São Luís durante todo o mês de novembro

Durante todo o mês de novembro, o Governo do Estado ações do ‘Novembro pela Paz’, com palestras e ações em 18 municípios, incluindo a capital São Luís.
Serão realizadas também a Conferência e a Assembleia do Conselho Mundial da Paz, apresentações, rodas de conversa e a ‘Taça Ilha Favela’, que reúne comunidades carentes de São Luís.
Um dos destaques serão a Conferência e Assembleia Mundial da Paz do Conselho Mundial da Paz (CMP), realizada entre 17 e 20 de novembro, em São Luís, e a 4ª da Assembleia Nacional do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Esta é a primeira vez que o país recebe a os eventos.
“O Novembro de Paz é um momento de mobilização, reflexão, fomento e difusão da cultura de paz, de promoção da justiça e respeito aos direitos humanos em nosso Estado. Somente com justiça social, direitos humanos e segurança pública teremos condições de construir relações fraternas, que expressem nosso desejo de paz, boa convivência e solidariedade. O respeito à vida e a dignidade da cidade devem-se sobrevir a toda e qualquer cultura e relação de ódio e violência”, disse o secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
No evento, organizações nacionais e internacionais debaterão soluções em defesa das soberanias nacionais, autodeterminação e solidariedade entre os povos, além encaminhar ações de mobilização contra ameaças à paz mundial nos cinco continentes”.
Todas as ações serão realizadas de forma articulada por meio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Esporte e Lazer (Sedel), Cultura e Turismo (Sectur), Igualdade Racial (Seir), Juventude (Seejuv), Secretaria da Mulher (Semu), Segurança Pública (SSP), Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), dentre outras.
As primeiras atividades sobre o ‘Novembro pela Paz’ foram realizadas no último fim de semana, com o início da ‘Taça Ilha Favela, em parceria a Central Única de Favelas (Cufa).
Participam equipes de bairros como Cidade Operária, Sá Viana e Coroado, reunindo 32 times e 512 jovens participam diretamente da ação que ainda impactará indiretamente em mais de 10 mil pessoas.
No lançamento do evento, centenas de jovens puderam participaram de oficinas, palestras e do show do rapper Dexter, que tem viajado por todo o país realizando shows e palestras para jovens de comunidades.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias