16 dias de Ativismo

Campanha de combate à violência chega ao campo

A campanha inclui, ainda, uma caminhada alusiva ao Dia Internacional de Não-Violência contra as Mulheres, dia 25 de novembro na Rua Grande

Dando continuidade à programação alusiva a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, iniciada na sexta-feira (18), a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, realizará uma série de atividades na zona rural de São Luís a partir desta quinta-feira (24).
As comunidades que serão contempladas com a ação – que inclui palestras, orientações jurídicas e atendimentos na área de saúde – são Igaraú, Quebra-Pote, Vila Nova República e adjacentes.
Na ocasião, serão feitas reflexões sobre as leis Maria da Penha, do Feminicídio e equipamentos existentes no município e no Estado para o enfrentamento à violência contra as mulheres.
As ações na zona rural serão desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal da Mulher, da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e a Secretaria de Estado da Saúde, que estará nesses locais com o Ônibus Lilás que presta orientações sobre o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres e ainda sobre autonomia econômica, serviços de saúde e oficinas de artesanato.
As atividades visam, sobretudo, alertar a população sobre a violência doméstica e familiar que atinge as mulheres.
“A campanha tem como objetivo chamar a atenção para essa temática. A violência contra a mulher é uma preocupação mundial que é entendida por diversos órgãos tanto da sociedade civil quanto do poder público que estão engajados para reduzir a violência”, destacou a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque.
No dia 24, o Ônibus Lilás estará na comunidade Igaraú onde serão abrangidas também a população dos bairros da Estiva, Inhaúma, Coqueiro e Calebe. No dia 25, a ação será levada para o Quebra-Pote contemplando ainda moradores da Mata de Itapera e Itapera. Dia 26, será a vez do bairro Nova República receber a ação que começa às 8h e se estende até às 17h. Neste dia, a ação vai se estender para os bairros da Vila Batatan, Tibirizinho, Tibiri do Meio, Vila Funil e Vila Esperança.
“Também teremos alguns serviços como coleta de preventivo e aferição de pressão nos locais onde tiver posto próximo”, contou a coordenadora destacando que a ação tem ainda a parceria do Núcleo de Gênero, da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.
CAMPANHA
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, organizada em parceria com organismos públicos e privados. A campanha tem cinco datas significativas: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres; 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS; 6 de dezembro, Campanha do Laço Branco; 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, datas onde serão realizadas atividades pela Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de São Luís.
Mundialmente, o evento é iniciado em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro. No Brasil, os 16 Dias de Ativismo têm início a partir de 20 de novembro. A inclusão desta data considera a história da cultura negra no Brasil e discriminação sofrida pela mulher negra, resultado da opressão de gênero, etnia e classe social.
A campanha inclui, ainda, uma caminhada alusiva ao Dia Internacional de Não-Violência contra as Mulheres, dia 25 de novembro na Rua Grande. O evento é organizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Defesa da Mulher, com o apoio do poder público municipal, a ação deve reunir centenas de pessoas.
Dia 30 de novembro também haverá exposição dialogada sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha com a equipe do Centro Pop e no dia 10 roda de conversa com servidores da Coordenação da Mulher.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias