INCLUSÃO

Aplicativo deve ajudar deficientes auditivos a tirarem a CNH

O candidato terá, de forma simples e acessível, imagens e explicações em libras sobre todas as questões de legislação de trânsito

A partir do dia 23 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vai oferecer a prova teórica do processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para candidatos com deficiência auditiva, em aplicativo de informação, com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Anteriormente, o candidato com deficiência auditiva era auxiliado por um profissional, interprete em Libras, que permanecia na sala da prova para ajudar em caso de dúvidas sobre as questões. Com este aplicativo, o candidato terá, de forma simples e acessível, imagens e explicações em libras sobre todas as questões de legislação de trânsito.
 
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, destaca a importância do órgão oferecer mais autonomia aos deficientes auditivos na aquisição da CNH. “O Detran-MA está investindo em melhorias no atendimento ao público e, nada mais justo, do que promover a acessibilidade aos usuários que necessitam de atendimento especial”.
 
Para participar do exame teórico em Libras, o candidato deve fazer o agendamento a partir de segunda-feira, dia 21. As provas serão realizadas somente nas quartas-feiras, a partir das 14h40, em postos avançados do Shopping do Automóvel, em São Luís, e do Shopping Imperial, em Imperatriz.
 
A coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, explica que toda quarta-feira serão disponibilizadas até 30 vagas, exclusivamente, para candidatos com deficiência auditiva e que o tempo para responder as questões passarão para 1 hora e 20 minutos. “Agora eles terão mais confiança e tranquilidade para fazer sua prova com tradução em libras e com mais tempo para responder as questões pelo computador”, ressalta.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias