OBRA

Reforço na ponte sobre o Rio Calhau está em fase de conclusão

A obra é feita apenas em uma das pontes – a mais antiga, que fica ao lado da orla marítima e recebe o tráfego de veículos no sentido Calhau/São Marcos

O Governo do Estado está em fase de conclusão do reforço da estrutura da ponte sobre o Rio Calhau, na Avenida Litorânea. Neste trecho, há duas pontes interligando a pista, na divisão entre as praias de São Marcos e Calhau, próximo à pracinha. Além destas, que são utilizadas para a passagem de veículos, há também uma passagem para pedestres, com calçadão e ciclovia. A obra é feita apenas em uma das pontes – a mais antiga, que fica ao lado da orla marítima e recebe o tráfego de veículos no sentido Calhau/São Marcos. Desde a semana passada, uma das pistas dessa ponte está interditada, para a realização de uma etapa do serviço de reforço estrutural.
 
A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), deve ser concluída até o final do mês de novembro, mas a interdição nas faixas da ponte só vai até meados de outubro. Esta semana, os técnicos estão aguardando o tempo de cura do concreto – quando o material alcança o máximo de resistência – para só depois refazer o pavimento e asfaltar a pista que está interditada. Depois disso, os mesmos procedimentos serão feitos na outra pista da ponte.
 
Durante o período de interdição – iniciado na semana passada – foram instaladas as novas ferragens para o reforço da estrutura, além da concretagem do reforço das travessas que apoiam as vigas de sustentação da ponte e das lajes que ligam a ponte à avenida. Também já foram colocadas as juntas de dilatação. Em alguns momentos, foi necessária a interdição das duas pistas da ponte para a colocação das ferragens, com o fluxo sendo liberado em poucos minutos. “O serviço tem ocorrido dentro do planejamento previsto e sem maiores transtornos para o tráfego de veículos e a circulação de pessoas. E reforçamos que essa recuperação é essencial para garantir a segurança e a vida útil da ponte por mais trinta anos”, explica o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
 
O Governo do Estado recupera toda a estrutura de sustentação da ponte, que estava comprometida devido ao desgaste de alguns pilares, que foram recuperados. Foi feita ainda a retirada e substituição do concreto quebrado e um reforço com pedra e argamassa nas laterais da parte de baixo da ponte. A área ao lado da pracinha, que está fechada por tapumes para a realização deste serviço, também será recuperada e urbanizada, aumentando a área de lazer.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias